Portal Castello Connection
Política

PEC da Blindagem: Câmara aprova proposta que amplia proteção a deputados e senadores

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a blindagem judicial para parlamentares.

(Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a blindagem judicial para parlamentares. Conhecida como PEC da Blindagem, a medida permite que deputados e senadores possam barrar a prisão de colegas determinada pela Justiça e estabelece novas regras de foro privilegiado.

O texto foi aprovado com 353 votos a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo, superando o mínimo de 308 votos necessários. Agora, a proposta segue para análise do Senado, onde a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será etapa obrigatória. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), já adiantou que não pretende dar aval ao projeto.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A PEC estabelece que deputados e senadores só poderão ser presos com autorização do plenário das respectivas Casas e que o Supremo Tribunal Federal (STF) precisará pedir autorização ao Legislativo para processar parlamentares. A decisão deverá ser votada de forma aberta, por maioria absoluta, em até 90 dias. O texto também prevê que medidas cautelares só poderão ser expedidas pelo STF e amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos.

A aprovação foi articulada pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em meio à crise provocada pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Deputados da oposição haviam ocupado a Mesa Diretora em protesto, e a votação da proposta serviu como forma de encerrar o impasse. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), trocou o relator e levou o texto ao plenário. O parecer favorável foi dado pelo deputado Claudio Cajado (PP-BA).

Relacionados

Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados

Thayná Sousa

STF discute destino de Bolsonaro

Thayná Sousa

Lei torna permanentes mudanças no Imposto de Renda e amplia faixa de isenção para até R$ 5 mil

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais