25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Cultura

Pelo menos 10 mil pessoas são esperadas para o lançamento do álbum do Caprichoso, em Parintins

O lançamento vai ser transmitido pela TV A CRÍTICA a partir das 22h, na TV e Youtube.

Foto: Junio Matos

Dez mil torcedores e admiradores azulados são esperados para o lançamento do álbum “Cultura – O Triunfo do Povo” do boi-bumbá Caprichoso, neste sábado (27), em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Na noite dessa sexta-feira (26), no curral Zeca Xibelão, no Centro de Parintins, todos os itens oficiais realizaram junto com o público o ensaio geral para o evento.

O presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, declarou que a obra musical do boi Caprichoso já é um sucesso. “É véspera de um grande momento para a gente e vamos disparar esse álbum que é um sucesso. A nação azul e branca abraçou e está muito feliz com esse álbum, e todos nós que estamos envolvidos na produção direta da arena, estamos felizes com essa mágica musical, o fio condutor do espetáculo”, frisou.
Amoedo pontuou sobre o clima pré-festival e também a economia gerada com o evento deste sábado (27).

 “O curral lota, as ruas também, assim como as avenidas de Parintins. É um clima de festival antecipado na cidade. A cidade bem badalada, graças a Deus. E isso é importante para a economia, que acaba aquecendo de certa forma. Os bois tem esse poder e força. E o Caprichoso demonstra planejamento e organização”, pontuou.
Sobre o lançamento, Rossy adiantou que os itens individuais irão defender toadas deste ano para mostrar ao público um pouco do que será levado ao Bumbódromo. “Os nossos itens que vão ilustrar as toadas. Pela primeira vez vão defender uma música. A ideia que eles ilustrem essa toada para ficar na memória musical, na evolução e na dança de cada item e dos torcedores”, detalhou o presidente.

 Apresentação 

Durante o ensaio, os torcedores já demonstraram está com as toadas decoradas. O couro de vozes puxa a toada “Ê Parente”, com ênfase no trecho “que faz o contrário calar” e um silêncio se faz no palco azulado em tom de desafio. A toada “O Boi do Urubuzal” também caiu no gosto do item 19 azul. O levantador de toadas Patrick Araújo joga para a galera que corresponde com “prepara o couro para sentir a lapada do tambor”.

A cunhã-poranga, Marciele Albuquerque, mostrou toda força indígena na toada “O Tambor da Terra”. A sinhazinha Valentina Cid, ao som de “Incomparável Amor”, mostrou sincronia com o tripa Alexandre Azedo. “O Mais Querido do Povão” fez tremular o estandarte de Marcela Marialva. Cleise Simas, rainha do folclore, mostrou a batida do “Marujeiro Caprichoso”. O pajé, Erick Beltrão, evocou o espirito protetor que vem do sol, “Mothokari”.

Intercâmbio 

O ensaio desta sexta-feira (26) iniciou às 19h30, com a apresentação do projeto “De arte e fé se faz o Çairé” oriundos do município de Santarém, a Pérola do Tapajós, localizado no Oeste do Pará. O grupo fez um intercâmbio cultural e mostrou ao público que aguardava o inicio do ensaio geral um pouco da festa do Çairé, festividade de caráter religioso introduzido nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no século XVII.

Em 2024, o Çairé tem como tema “Tradição e Arte em Alter” e será realizado de 14 a 18 de setembro em Alter do Chão, distrito de Santarém. O presidente Rossy Amoeado frisou a importância do intercâmbio entre Parintins e Pará. “Trouxeram um pouco da cultura do Pará. Sempre rola esse intercâmbio e esse é um momento especial para recepciona-los no nosso curral, para fazer essa demonstração da arte paraense”, disse.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Carnaval na Floresta 2025: Governo do Amazonas disponibiliza estrutura acessível para pessoas com deficiência

Redação

SESI realiza Baile de Carnaval Infantil 2025

Redação

Dia Mundial da Criatividade: Inscrições para inspiradores, voluntários e anfitriões já estão abertas

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais