25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Moda/Entretenimento

Personalidade da cultura popular, Milton Cunha vem a Manaus para ‘Roda de Conversa’ sobre figurinos

Carnavalesco, crítico, comentarista, mestre e doutor em cultura popular, Milton Cunha é a atração do evento sobre figurinismo no Festival de Parintins.

Foto: Divulgação

Um dos mais incensados nomes da cultura popular no Brasil desembarca em Manaus para uma “Roda de Conversa”. Trata-se de Milton Cunha, carnavalesco, mestre e pós-doutor com ampla especialização em cultura popular. O evento “Parintins em foco: Figurino e Processo  Criativo com Milton Cunha” acontecerá sexta – feira (12/7), a partir das 19h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus. A entrada é franca. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC).

Natural do Estado do Pará, Milton Cunha é carnavalesco, comentarista e crítico dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca e paulista. Cunha também foi comentarista do Festival Folclórico de Parintins, entre os anos 2008 a 2012, quando a emissora paulistana Band, transmitiu o evento para todo o Brasil. Sua vinda a Manaus faz parte do encerramento da Exposição da artista e mestra em cultura popular Djane Senna, que assinou entre os anos de 2022 e 2023, os figurinos do item Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, no Festival de Parintins.

Sobre a participação de Milton Cunha no evento, Djane Senna comentou. “Impossível discutir figurinos, significações e simbologias de indumentárias na cultura popular brasileira, sem ouvir Milton Cunha”, declarou. “Milton é um arcabouço vivo das experiências, aproximações e reconhecimentos do figurino nas manifestações populares brasileiras. Ele conhece do carnaval ao festival de Parintins”, completou, enfatizando que além de ter trabalhado como carnavalesco é pesquisador e professor universitário, sendo Doutor em Letras pela UFRJ, com pós-doutoramento no Museu Nacional sobre a Estrutura Narrativa da Ópera na Floresta.

 Exposição

A Roda de Conversa marca o encerramento da exposição “Vestuário da Sinhazinha: expressões e cores em Parintins” da artista e figurinista Djane Senna, que começou no dia 18 de junho e segue até o dia 13 de julho. Ao todo, são oito peças construídas para a personagem “Sinhazinha da Fazenda” do maior festival folclórico do mundo. A curadoria é de Paulo Holanda, docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Além de Milton Cunha, carnavalesco e especialista em arte e indumentária, que conduzirá a Roda de Conversa, o evento terá a presença de Djane Senna; Rafael Andrade e Kaleb Aguiar, todos com experiências em figurinos de itens no Festival Folclórico de Parintins e conta com mediação de Adan Renê e João Gustavo Kienen.

Milton Cunha conduzirá a exploração do processo criativo, que existe  por trás dos figurinos: Apresentador, Sinhazinha da Fazenda, Porta-Estandarte e Cunhã-Poranga. Desde a meticulosa seleção de materiais até a elaboração das cores e a criação de narrativas visuais, onde cada aspecto deverá ser examinado, oferecendo insights valiosos sobre essa forma de expressão artística que é o Festival de Parintins.

 De acordo com o curador do evento, Paulo Holanda, a Roda de Conversa  é direcionada a estudantes, profissionais e entusiastas das áreas de moda, artes cênicas, design e todos os interessados na cultura brasileira e na arte do figurino.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Isabelle rebate ataques que vem recebendo desde o anúncio da separação com Matteus: “não preciso provar nada pra ninguém”

Redação

Escritor Marcelo Rubens Paiva é agredido em desfile de bloco, em São Paulo

Redação

Whindersson Nunes se interna em clínica psiquiátrica para cuidar da saúde

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais