O cenário político do Amazonas começa a ganhar forma para as eleições de 2026. Uma nova pesquisa do Instituto Direto ao Ponto mostra o senador Omar Aziz (PSD) à frente na disputa pelo governo, com 40% das intenções de voto. Logo atrás aparece o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União Brasil), com 29%, consolidando-se como um dos nomes mais competitivos, mesmo sem ter anunciado oficialmente uma pré-candidatura.
O levantamento também indica Tadeu de Souza (Avante), atual vice-governador, com 7%. Outros 9% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam, e 15% declararam voto branco ou nulo.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Em um cenário sem Roberto Cidade, quem ganha espaço é a professora Maria do Carmo (PL), que aparece com 28% das intenções de voto, se posicionando como uma das principais alternativas da oposição.
A pesquisa ainda aponta queda nas intenções de voto de Omar Aziz e avanço de Maria do Carmo e Tadeu de Souza. Aziz mantém sua força principalmente no interior do estado, onde alcança 48%, enquanto em Manaus registra 32%. Já Roberto Cidade mostra um desempenho equilibrado, com 29% na capital e 28% nos demais municípios.
Quando o confronto é entre Omar Aziz, Capitão Alberto Neto (PL) e Tadeu de Souza, o senador aparece com 32% das intenções de voto em Manaus e 52% no interior.
A pesquisa Direto ao Ponto foi realizada entre os dias 1º e 8 de outubro de 2025, com 2.024 entrevistas presenciais em Manaus e em 16 municípios do interior, entre eles Coari, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Tefé. A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,5%.

 

