A aprovação de uma anistia que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados por atos investigados pelo STF é rejeitada por 54% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (13). Por outro lado, 39% apoiam a medida, 2% se dizem indiferentes e 4% não responderam.
O levantamento ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios entre os dias 8 e 9 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
No Congresso, aliados de Bolsonaro têm articulado a aprovação de uma anistia que incluiria o ex-presidente, condenado como líder dos atos investigados, enquanto uma versão alternativa, proposta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), prevê redução de penas apenas para outros condenados, sem extensão a Bolsonaro.
O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, e a maioria dos demais réus recebeu penas elevadas. Uma minuta de projeto indicava perdão completo a investigados pelo STF desde 2019, quando foi instaurado o inquérito das fake news, com outras investigações conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes.
A pesquisa também mostra que 61% dos brasileiros são contrários a qualquer tipo de perdão aos condenados pelas ações em prédios públicos, enquanto 39% se declararam favoráveis, 2% indiferentes e 4% não responderam.
Os episódios investigados resultaram em 1.628 ações penais no STF, com 638 condenações. Destas, 279 foram por delitos graves e 359 por crimes menos graves, enquanto 552 acordos de não persecução penal (ANPPs) foram assinados para condutas de menor gravidade.