24.3 C
Manaus
25/06/2025
Portal Castello Connection
Polícia

PF realiza no Amazonas ação de combate à fraudes no Auxílio-Reclusão

Durante a Operação Falsi Captivi, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão no Amazonas, em Minas Gerais e no Paraná.

Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou a Operação Falsi Captivi, nesta terça-feira (19/3), em que cumpre cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação que apura associação criminosa de falsificadores de documentos utilizados para fraudar benefício previdenciário de Auxílio-Reclusão.

Os levantamentos efetuados a partir do cruzamento de informações, realizadas pelo relatório de informação do Núcleo de Inteligência Previdência do Ministério da Previdência Social – NUINP, indicaram que o auxílio foi solicitado com data retroativa por meio de documentação falsa e adulterada.

Com o aprofundamento das investigações, apurou-se que o grupo utilizava declarações falsas/adulteradas de reclusão, inserção de contrato de trabalho inverídico em CTPS e informação de vínculos empregatícios fraudulenta.  A associação criminosa angariava a retroação na data da reclusão do instituidor para justificar um recebimento a maior do auxílio e recebimentos mensais.

Os elementos indicam um possível prejuízo aproximado, até a última consulta das autoridades, de R$ 1.5 milhão.

Policiais federais cumprem os mandados de prisão e de busca e apreensão, no Amazonas, em Minas Gerais e no Paraná. Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, com penas que podem chegar a mais de 21 anos de prisão e multa.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

VÍDEO: Jovem reage a tentativa de assalto em Belém e entra em luta com criminoso armado

Ingrid Galvão

VÍDEO: mulher tenta correr, mas é assaltada por criminosos em Manaus

Ingrid Galvão

Corpo de Bombeiros reforça buscas por jovem desaparecida em área de mata no interior do Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais