A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar casos de contaminação de bebidas alcoólicas com metanol. Até o momento, três mortes por intoxicação foram confirmadas no estado de São Paulo.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitou a investigação diante de suspeitas de que as bebidas adulteradas estejam sendo distribuídas para outros estados brasileiros.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“No momento, (as ocorrências) estão concentradas em São Paulo, mas tudo indica que há distribuição para além do Estado de São Paulo e, portanto, por ser ocorrência que transcende o limite de um Estado atrai a competência da Polícia Federal”, disse o ministro.
Até o momento, não há casos suspeitos de intoxicação em outros Estados. Mas devido ao histórico de aquisição de metanol para consumo em postos de outros Estados e, segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, diante do “perigo iminente”, a pasta resolveu pedir a abertura do inquérito.
“É uma investigação que pretendemos estar próximos dos Estados e esclarecermos o mais rapidamente possível, na medida em que se trata de crime muito grave, em que se mexe demais com a saúde das pessoas, portanto a resposta tem de ser rápida”, disse Sarrubbo.
O diretor da Polícia Federal de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Dennis Cali, explicou que ainda não é possível estabelecer vínculo direto com Operação Tank, que investigou lavagem de dinheiro do crime organizado por meio de rede de postos de combustíveis e elo com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

 

