A partir desta segunda-feira (13), passa a valer a obrigatoriedade do Pix Automático. A funcionalidade, implementada pelo Banco Central em 16 de junho, deixa de ser apenas uma opção e se torna uma exigência para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço.
O objetivo do Pix Automático é tornar mais simples o pagamento de despesas recorrentes, como contas de luz, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e serviços por assinatura.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
1. O que é o PIX Automático?
O PIX Automático é uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil para pagamentos recorrentes, como contas de consumo (energia, água, internet, telefone, gás e outras) além de mensalidades escolares e assinaturas.
Com ele, o usuário autoriza a cobrança uma única vez e as contas são pagas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento. É uma alternativa ao débito automático tradicional e ao cartão de crédito.
2. Como as empresas e MEIs podem começar a receber pagamentos via PIX Automático?
Empresas de todos os portes e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam receber pagamentos via PIX Automático devem contratar o serviço com seu banco ou instituição financeira de preferência.
3. Como os clientes podem configurar um pagamento com PIX Automático?
Clientes configuram o PIX Automático após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente.

 

