Portal Castello Connection
Brasil

PIX Automático passa a ser obrigatório nesta segunda (13)

É uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil para pagamentos recorrentes.

A partir desta segunda-feira (13), passa a valer a obrigatoriedade do Pix Automático. A funcionalidade, implementada pelo Banco Central em 16 de junho, deixa de ser apenas uma opção e se torna uma exigência para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço.

O objetivo do Pix Automático é tornar mais simples o pagamento de despesas recorrentes, como contas de luz, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e serviços por assinatura.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

1. O que é o PIX Automático?

O PIX Automático é uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil para pagamentos recorrentes, como contas de consumo (energia, água, internet, telefone, gás e outras) além de mensalidades escolares e assinaturas.

Com ele, o usuário autoriza a cobrança uma única vez e as contas são pagas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento. É uma alternativa ao débito automático tradicional e ao cartão de crédito.

2. Como as empresas e MEIs podem começar a receber pagamentos via PIX Automático?

Empresas de todos os portes e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam receber pagamentos via PIX Automático devem contratar o serviço com seu banco ou instituição financeira de preferência.

3. Como os clientes podem configurar um pagamento com PIX Automático?

Clientes configuram o PIX Automático após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente.

 

Relacionados

Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS

Thayná Sousa

Eco Run une esporte e consciência ambiental em Belém (PA)

Brasil 61

Um em cada quatro domicílios brasileiros teve algum grau de insegurança alimentar em 2024, aponta IBGE

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais