30.3 C
Manaus
24/06/2025
Portal Castello Connection
Geral

PIX na Argentina: brasileiros já usam meio de pagamento no país vizinho

Uso começou no improviso com comerciantes argentinos pedindo ajuda a pessoas com contas no Brasil. Porém, há empresas criando soluções para uso do PIX via QR Code.

“Loucura é você entrar na loja da Cachafaz, em Buenos Aires, do lado do estádio do Boca Juniors, e a moça te falar em portunhol melhor que o seu: “Aceitamos PIX'”, relatou em fevereiro deste ano um usuário no Twitter.

“Hj comprei duas caixas de alfajor na Argentina e paguei no pix amo ser brasileira???”, postou outra usuária, neste mês.

Já a brasileira Thais Durand conta que viu até comerciantes na Feira de Antiguidades de San Telmo aceitando PIX, durante as suas viagens pelo país, em março e abril deste ano, segundo relatou.

“Achei engraçado. Lembro de falar com as minhas amigas ‘como será que eles abrem conta no Brasil ou recebem esse dinheiro?’”, disse.

No improviso

 

A chegada do PIX no país foi mesmo no improviso. Uma reportagem da BBC, de julho, mostrou que uma vendedora argentina de Puerto Iguazú chegou a pedir ajuda a um amigo com conta no Brasil para conseguir receber o dinheiro de um cliente.

A mesma reportagem relatou ainda que, em outros locais da cidade, comerciantes usam o PIX por meio de contas de familiares e de sócios brasileiros.

Como o processamento do PIX e a conversão de pesos ou dólar em real acontecem no Brasil, o cliente brasileiro paga uma taxa de IOF de 0,38%, que incide sobre as operações cambiais no país.

O IOF é o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. Para cada modalidade, há uma taxa diferente. Para compras internacionais no cartão de crédito, por exemplo, o percentual é maior, de 5,38%, atualmente.

Toda essa gambiarra de comerciantes argentinos faz sentido, já que os brasileiros são o terceiro maior grupo de turistas na Argentina, depois de uruguaios e chilenos.

E o turismo na região tem sido atrativo diante da forte desvalorização do peso argentino em relação às moedas de países vizinhos e ao dólar, principalmente após a vitória do candidato de extrema direita Javier Milei, nas prévias das eleições presidenciais.

PIX com QR Code

 

 KamiPay, fintech argentina de pagamentos digitais, lançou ferramenta em junho para comércios argentinos conseguirem usar o PIX. — Foto: Reprodução Kami
KamiPay, fintech argentina de pagamentos digitais, lançou ferramenta em junho para comércios argentinos conseguirem usar o PIX. — Foto: Reprodução Kami

Relacionados

Anvisa determina retirada de suplemento e canela em pó por irregularidades em testes laboratoriais

Ingrid Galvão

Murilo Huff entra na Justiça e solicita guarda exclusiva do filho Leo

Ingrid Galvão

VÍDEO: Carro pega fogo e causa congestionamento no bairro São Jorge em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais