Portal Castello Connection
Política

Polêmica: Deputados manifestam apoio a ideia de reduzir dia de trabalho na Aleam

O plano, prevê a exclusão das atividades às quintas-feiras, concentrando os trabalhos em apenas dois dias da semana.

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na última segunda-feira (3/2), a abertura da solene dos trabalhos da 3ª Sessão da 20ª Legislatura, após o término do recesso do Parlamento Estadual. O novo ano já começa com uma possível proposta polêmica de reduzir os dias de sessões plenárias da Casa. O plano, que prevê a exclusão das atividades às quintas-feiras, concentrando os trabalhos em apenas dois dias da semana – terça e quarta-feira –, levanta questionamentos.

Segundo os defensores da medida, a justificativa para essa alteração seria a necessidade de mais tempo para que os deputados possam visitar o interior do estado e verificar a aplicação de emendas, além de coletar demandas da população. O deputado estadual Dr. Gomes argumenta que a carga horária será reorganizada para que não haja desperdício de recursos e que a imprensa e os cidadãos poderão acompanhar as atividades legislativas normalmente.

“Iremos trabalhar na terça e na quarta, tanto pela manhã quanto à tarde, para atender as leis do interior. Então, não há desperdício de recursos; é apenas uma ideia. E, evidentemente, a imprensa e o povo poderão acompanhar nossas atividades”, disse Dr. Gomes ao ser questionado pela jornalista Cinthia Blink nesta quinta-feira (6).

O Deputado Estadual Rozenha também foi indagado e reforça que o aumento da carga horária nos dias restantes compensaria a ausência de sessões às quintas-feiras.

“Na minha opinião, não vai haver prejuízos, porque a carga horária será dobrada. Acredito que a decisão busca dar mais tempo para os deputados planejarem suas ações, visitarem suas bases e trazerem demandas que precisam ser atendidas. Mas ainda estamos resolvendo isso. A princípio, acho a ideia interessante. Por mim, se trabalhamos de manhã, à tarde e até a noite, dependendo das demandas, não haveria problema. Se colocassem sessões de segunda a sábado, também não haveria problema”, declarou.

Apesar da fala dos parlamentares, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Aleam (CCJR), deputado Delegado Péricles (PL), declarou não ter conhecimento dessa proposta até o momento.

Remuneração

Os deputados estaduais recebem mensalmente R$ 33.006,39 mil, conforme dados do Portal de transparência da Aleam. Além disso, eles tem direito de usufruir da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o “Cotão” que é R$ 44,1 mil por mês.

Polêmica

A possível proposta não é bem recebida por todos. Para a sociedade, reduzir os dias de sessão pode significar menor fiscalização e menos espaço para debates importantes que afetam diretamente os cidadãos. Além disso, há receios de que essa mudança seja, na verdade, uma estratégia política em um ano pré-eleitoral, dando aos deputados mais tempo para fortalecer suas bases eleitorais no interior sem comprometer suas agendas em plenário.

A diminuição da quantidade de dias de trabalho formal na Aleam também gera dúvidas sobre o comprometimento dos parlamentares com suas obrigações legislativas. Ainda que haja a promessa de aumentar as horas de trabalho nos dias restantes, a experiência demonstra que a efetividade do trabalho parlamentar não está apenas na carga horária, mas na qualidade dos debates e na participação ativa dos deputados. O temor de muitos analistas políticos é que essa decisão comprometa a transparência do processo legislativo e reduza a oportunidade de diálogo com a sociedade civil.

Veja vídeo: 

*Fonte: AM POST

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais