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Polícia Civil alerta idosos sobre golpes e reforça atenção nas agências bancárias

Todos esses crimes têm em comum a exploração da confiança e da distração das vítimas.

(Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM)

O movimento de idosos nas agências bancárias cresce consideravelmente no fim e no início de cada mês, período em que ocorre o pagamento de salários e benefícios sociais. Diante disso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), alerta para a necessidade de atenção redobrada desse público diante de possíveis golpes praticados por criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade dos idosos.

A delegada Larissa Barreto explica que golpistas costumam se passar por funcionários de instituições bancárias, tanto dentro quanto nas imediações das agências. Eles se aproximam das vítimas oferecendo ajuda para utilizar caixas eletrônicos, fazer saques ou resolver supostos problemas com o cartão.

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“O principal objetivo desse auxilio é ganhar a confiança das vítimas para, posteriormente, induzi-las realizar transações bancárias ou contrair empréstimos. Eles também se aproveitam da distração para trocar o cartão bancário por um outro”, ressalta a delegada.

Diante da frequência desses crimes, Larissa Barreto reforça que familiares, amigos e pessoas próximas devem orientar os idosos e permanecer atentos a qualquer comportamento suspeito.

“Entre os golpes mais comuns estão o sequestro relâmpago após saque, a troca de cartão, o golpe do falso funcionário por telefone, o phishing, o golpe do pix, o empréstimo consignado fraudulento, o WhatsApp clonado e os investimentos falsos”, disse a delegada.

Segundo ela, todos esses crimes têm em comum a exploração da confiança e da distração das vítimas. Por isso, é importante manter a desconfiança diante de ligações, mensagens ou abordagens que solicitem dados pessoais ou transferências de dinheiro.

A delegada também orienta que as senhas dos cartões sejam memorizadas ou guardadas em local seguro, sem compartilhamento com terceiros. Caso haja qualquer dúvida, o ideal é realizar as operações apenas dentro das agências, solicitar auxílio exclusivamente de funcionários devidamente identificados e nunca aceitar ajuda de desconhecidos em caixas eletrônicos.

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