Investigações feitas pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) identificaram uma adolescente de 13 anos com ideias terroristas e que planejava um ataque no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde ela morava com os pais.
De acordo com o delegado Henrique Brasil, que foi presidiu as investigações, a apuração teve início após denúncia do Ministério Público. O resultado teve o apoio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município.
De acordo com Brasil, durante o andamento das investigações foi identificado que uma adolescente de 13 anos estava envolvida no planejamento do ataque, utilizando redes sociais para se comunicar com outras pessoas de outros Estados.
Conforme o delegado, as mensagens interceptadas indicaram aquisição de armas e explosivos, escolha de alvos e datas específicas. A menor já havia adquirido uma arma de fogo e o alvo do ataque, provavelmente a escola onde ela estudava.
De acordo com Brasil, o relatório encaminhado pelo Ministério da Justiça apontou que três indivíduos trocavam mensagens em uma rede social sobre os planos, incluindo a comunicação com outras pessoas com intenções similares e expressões de desejo de causar um grande número de vítimas.
A adolescente mora com os pais em um ramal na área rural do município. Conforme o delegado, ela compareceu à delegacia e foi encaminhada ao Conselho Tutelar para receber acompanhamento. De acordo com o delegado, ela cometeu atos infracionais.
As informações indicaram a urgência e a necessidade de intervenção imediata, considerando o risco iminente.
*Fonte: Acrítica