A campanha de vacinação contra a influenza (gripe), está prevista para se encerrar no dia 31 de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela estratégia na capital, reforça que a vacina é indicada para todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, sendo ofertada gratuitamente em mais de 160 salas de imunização da rede municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina é a principal forma de prevenção contra a influenza e suas complicações, tendo papel relevante para a redução do risco de internações e óbitos em decorrência da doença.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
As salas de vacina gerenciadas pela Semsa estão distribuídas em todas as zonas geográficas do município. Entre elas estão unidades de horário ampliado, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, facilitando o acesso a usuários que têm pouco tempo disponível durante a semana. A vacina também é ofertada na clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, que tem atendimento diário, das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados, e das 7h às 19h, nos demais dias.
A lista de salas que ofertam a vacina contra a gripe, com endereços e horários de funcionamento, consta no site, no item “Vacinação”, ou ainda pelo link direto. “Os documentos exigidos para a aplicação da dose são o documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, caso tenha, cartão de vacina”, informa a secretária.
Estratégia
A campanha de vacinação contra a influenza em Manaus iniciou no dia 2 de setembro de 2024, com a meta de imunizar 90% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, indígenas, idosos, gestantes e puérperas, até 26 de outubro, além de usuários de outros 14 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Em razão da baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários, a estratégia foi prorrogada até 31 de janeiro deste ano, desta vez com a oferta da vacina para todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade. Até esta segunda-feira (20), conforme dados do Ministério da Saúde, o percentual de vacinação de crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas na capital chega a 46,26%.
A influenza trivalente, utilizada pelo SUS na vacinação em todo o país, é segura e eficaz, podendo ser administrada com outras do calendário básico nacional.
*Fonte: D24am