O Porto de Manaus se manifestou após a ponta ponte ligada ao Cais das Torres, que recebe os navios da temporada de cruzeiros, se deslocar. O incidente ocorreu no fim da tarde desta terça-feira (28), durante um forte vendaval que atingiu a orla da cidade.
Um vídeo compartilhado em aplicativos de mensagens, mostra o momento em que a prancha de acesso ao Porto se afasta durante uma forte chuva e se distancia do roadway, deixando-o isolado.
Em nota o porto informou que esta pequena parte da ponte é construída com um moderno sistema de segurança. Ela trabalha coordenadamente junto a um ‘flap’, de três metros de extensão, que interliga o Cais, operando juntos acompanhando a dinâmica do rio, de forma que, quando há registro das intempéries do clima, este ‘flap’ alavanca para cima do Cais, ou se distancia, adernando.
Ainda segundo a nota, a ação é normal e funciona como método de segurança, prevenindo qualquer registro de acidentes. Além disso, o Porto de Manaus conta com diques, que regularmente atendem as operações, auxiliando no embarque e desembarque de passageiros regionais e turistas. Eles permitiram um dinamismo, fazendo com que o Cais das Torres e do Roadway trabalhassem conjuntamente, não havendo interrupções no embarque dos turistas do cruzeiro. Portanto, o adernamento do ‘flap’ é uma ação padrão de segurança da infraestrutura.
Segundo o Porto, as operações no local não foram afetadas em nada, uma vez que, eles possuem planos de contingência de prontidão para esses tipos de situações.
O Porto informou ainda que o navio deixou o Cais das Torres, nesta quarta-feira (29), e portanto, esta parte da ponte será realocada em cima do ‘flap’ do Cais, que é adaptável para seguir a dinâmica do Rio Negro, de cheia e seca.
*Fonte: D24am