Portal Castello Connection
Amazonas

Postos flutuantes passam por fiscalização do Ipem

Mais de 70 postos, incluindo fluviais, foram fiscalizados e apenas uma irregularidade foi registrada, as fiscalizações vão seguir diariamente

(Fotos: Divulgação/Ipem-AM)

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), encerrou, nesta sexta-feira (19/09), a Operação Abastecimento Seguro, que teve início na segunda-feira (15/09). A ação, de abrangência nacional, contou com a participação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e Ministério Público (MPAM), e teve como objetivo verificar possíveis fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis e garantir a segurança no abastecimento.

“O resultado da operação foi bastante satisfatório. Conseguimos cumprir o plano estabelecido pelo Inmetro para o Amazonas, fiscalizando postos terrestres e flutuantes (os chamados pontões), garantindo que a população seja abastecida com segurança e confiança, tanto na capital, como na região metropolitana. A parceria com os demais órgãos fortaleceu o trabalho e trouxe ainda mais transparência”, destacou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Fiscalização em pontões

A fiscalização em postos fluviais é considerada um diferencial no Amazonas, onde grande parte da população depende do transporte por rios e do abastecimento em áreas ribeirinhas. Esses pontos de venda possuem particularidades logísticas e de segurança que exigem atenção redobrada dos órgãos de controle. Neste caso, o Ipem conta com a unidade fluvial, para chegar em áreas onde os rios são as estradas.

No Amazonas, durante a semana, foram fiscalizados mais de 70 postos de combustíveis e mais de 400 bicos de abastecimento. Durante a última etapa, realizada nesta sexta-feira, em pontões (postos fluviais), uma irregularidade foi identificada relacionada a vazamento em bomba de diesel. Seguindo as normas técnicas, o posto foi notificado e deverá acionar uma oficina credenciada para realizar a correção. Após o reparo, o Ipem retornará ao local para confirmar a regularização. Nesse caso, a irregularidade não representou fraude eletrônica, mas um problema técnico que poderia comprometer a segurança do abastecimento e o meio ambiente, já que envolve risco de derramamento de combustível e até incêndio.

Combate a fraudes

A Operação Abastecimento Seguro acontece simultaneamente em diversos estados brasileiros. Fraude eletrônica em bombas de combustíveis ocorre quando dispositivos clandestinos são instalados para manipular a quantidade de combustível entregue, exibindo no visor um valor maior do que o realmente abastecido.

No Amazonas, além das verificações contra fraude, a operação também observou aspectos de segurança, como vazamentos, estado de conservação dos equipamentos e conformidade com as normas técnicas do Inmetro.

Além das bombas de combustíveis, a equipe do Departamento de Conformidades do Ipem, também verificou os extintores de incêndio, que devem portar o selo do Inmetro, garantindo a validade e a segurança desses equipamentos.

 

 

Relacionados

Parque Cidade da Criança em Manaus terá creche e praça molhada

Thayná Sousa

Prefeitura inaugura três centros de assistência a pessoas que vivem na rua

Thayná Sousa

Aluno se joga do terceiro andar de escola em Iranduba

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais