Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Praia da Ponta Negra deve ser liberada para banhistas nos próximos dias

Segundo o prefeito de Manaus, falta apenas um laudo técnico do CPRM acerca das condições da praia. Reabertura levou em conta a subida do rio Negro

(Foto: Phill Lima)

O Prefeito de Manaus, David Almeida, disse nesta terça-feira (19) que solicitou um laudo técnico do Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB – CPRM) acerca das condições da praia da Ponta Negra, na zona Oeste da cidade, agora que o rio Negro alcançou a marca de 16 metros e 74 centímetros.

Segundo Almeida, o laudo deve sair em um prazo de dois dias.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Nós fechamos a Ponta Negra com 16 metros para banho, agora estamos com 16,57. Nós pedimos um laudo e, com segurança, a gente vai abrir a praia para o banho, muito provavelmente nos próximos dias. Estamos só aguardando o laudo do CPRM para respaldar a nossa decisão de reabertura da praia”, declarou.

A Praia da Ponta Negra está interditada desde o dia 2 de outubro para banho em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o executivo municipal, órgão de segurança pública do Amazonas e também o Ministério Público no Amazonas (MP-AM) em 2013. O documento prevê o fechamento em virtude dos riscos para os banhistas.

Riscos

Em 2015, a praia foi interditada quando as águas desceram até a marca de 16 metros. A praia passou por uma requalificação no ano de 2012 e um processo de aterramento que cobriu a praia natural com areia fina num trecho de 600 metros a partir do antigo Hotel Tropical, indo em direção ao rio cerca de 80 metros.

Ao chegar na cota de 16 metros, o SGB – CPRM identificou desníveis abruptos e também valas na areia artificial, e os banhistas não possuem uma margem de segurança para o banho. Esse desnível abrupto pode ocasionar buracos e depressões que surgem oriundos do movimento natural de subida e descida das águas do rio.

 

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais