25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Cidade

Praia da Ponta Negra é interditada para banhistas, em Manaus

Medida foi tomada após o Rio Negro ultrapassar a cota mínima de segurança, de 16 metros.

Foto: Jeiza Russo

A praia da Ponta Negra, na zona oeste em Manaus, foi interditada para banhistas na manhã desta quarta-feira (17). A interdição foi anunciada pelo prefeito David Almeida no início da manhã após o Rio Negro ultrapassar a cota mínima de segurança, de 16 metros atingindo a marca de 15,77 metros na capital amazonense, segundo a medição feita pelo Porto de Manaus.

A interdição da Praia da Ponta Negra foi recomendada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, que prevê a medida de segurança quando o nível do rio atingir 16 metros.

 Um dos laudos apresentados mostra que o mergulho fica arriscado na praia quando o Rio fica abaixo dos 16 metros o que representa um perigo para os banhistas se depararem com areias movediças por exemplo.

“Nas últimas 24 horas, o rio baixou 22 centímetros, essa é uma medida necessária para que a gente possa resguardar a integridade das pessoas, evitando riscos como quedas em buracos e até mesmo mortes”, explicou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Segundo o Prefeito, o banho ficará proibido, mas o uso da área da praia para atividades físicas e o funcionamento do calçadão continuam liberados. Placas de aviso serão instaladas, e a estrutura do complexo permanecerá em operação

O monitoramento das condições vem sendo realizado há mais de 15 dias com a solicitação de laudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e também das condições de balneabilidade pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

A interdição acontece 16 dias antes do mesmo período de 2023 quando o complexo foi fechado para banhistas no dia 2 de outubro, após a cota do nível do rio atingir a média abaixo de 17 metros.

Na última quarta-feira (11), a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por conta do nível do rio e na segunda-feira (16) iniciou a Operação Estiagem fornecendo ajuda humanitária a famílias ribeirinhas isoladas.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Incêndio em usina de energia deixa cidade sem luz, no interior do Amazonas

Redação

Mulher morre atropelada por ônibus a caminho do trabalho, em Manaus

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais