25.3 C
Manaus
21/04/2025
Portal Castello Connection
CidadeDestaques

Praia da Ponta Negra tem interdição reforçada no feriado prolongado

Nesta sexta-feira (13), a cota do rio Negro está na marca de 13,91 metros, apenas 28 centímetros de bater o recorde de vazante registrado em 2010.

(Foto: Phil Limma / Semcom)

A interdição da praia do complexo turístico Ponta Negra para banho, foi reforçada durante o feriado prolongado, em razão da vazante que atinge o Estado, em 2023. A interdição está em vigor desde o dia 2 de outubro. Nesta sexta-feira (13), a cota do rio Negro está na marca de 13,91 metros, apenas 28 centímetros de bater o recorde de vazante registrado em 2010.

Na última segunda-feira (9), a praia recebeu uma cerca para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas, com sinalização, tendo 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão. Essa limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.

Trinta placas informativas, em destaque vermelho, sobre a proibição de uso da praia para o banho estão instaladas em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.

A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

A interdição considera as normas de uso da praia perene, definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e Polícia Militar.

De acordo com a cláusula 1, parágrafo 3º, a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.

Durante a interdição, o banho no rio fica proibido. A faixa de areia da praia da Ponta Negra está ampliada com a grande descida das águas e seguirá acessível, para uso de atividades esportivas e recreativas, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo. No momento, em razão da fumaça, a prática esportiva ao ar livre deve ser evitada.

 

*Com informações de D24am

 

 

Relacionados

FAF entrega carro ao vencedor do sorteio realizado na final do Barezão 2025

Redação

5 mil tambaquis são distribuídos gratuitamente para famílias em celebração à Semana Santa

Redação

Casal que estava desaparecido na zona rural do Rio Preto da Eva é encontrado com vida

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais