Portal Castello Connection
Política

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 19 de maio

Vale lembrar que o cancelamento do título não se aplica a menores de 18 anos e maiores de 70, já que o voto é facultativo para esses grupos.

(Foto: Reprodução/Internet)

Quem deixou de votar em três turnos consecutivos e ainda não justificou a ausência nem pagou as multas eleitorais tem até o dia 19 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Após esse prazo, o título será cancelado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões de eleitores em todo o país estão em situação irregular. Além do cancelamento do título, a pessoa pode enfrentar restrições como impedimento para tirar passaporte, obter carteira de identidade, renovar matrícula em instituições públicas de ensino ou tomar posse em cargo público.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A regularização pode ser feita de forma presencial nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. O eleitor pode verificar sua situação acessando o menu “Consultar a situação eleitoral” no portal da Justiça Eleitoral.

Caso existam multas por ausência nas votações, o pagamento pode ser feito via boleto, Pix ou cartão. Todo o processo pode ser acompanhado online.

Vale lembrar que o cancelamento do título não se aplica a menores de 18 anos e maiores de 70, já que o voto é facultativo para esses grupos.

 

Relacionados

Câmara deve votar medida provisória que amplia tarifa social de energia elétrica

Ingrid Galvão

Temer diz que críticas de Trump ao Judiciário reforçaram imagem de Lula, mas critica postura do presidente

Ingrid Galvão

Manaus recebe encontro da União dos Vereadores do Brasil com foco no interior do Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais