Portal Castello Connection
Cidade

Prefeita e ex-prefeito de Careiro são multados pelo Ibama após almoço oficial com carne de tartaruga

Segundo o Ibama, a carne de quelônio pode ter sido adquirida de forma ilegal, seja por meio de caça ou por cativeiro.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Careiro, no interior do Amazonas, e o ex-prefeito Nathan Macena (Republicanos) foram multados em R$ 10 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) após servirem carne de quelônio em um evento oficial. O crime ambiental, que envolve a utilização de carne de espécies ameaçadas, foi denunciado nas redes sociais.

Segundo o Ibama, a carne de quelônio pode ter sido adquirida de forma ilegal, seja por meio de caça ou por cativeiro, práticas que são proibidas pela legislação ambiental brasileira. O evento em questão foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Careiro, então sob a gestão de Macena, e ocorreu em dezembro de 2024, antes da posse da nova prefeita, Mara Alves (Republicanos), ex-secretária de Educação durante a administração de Macena, que assumiu a carga no dia 1º de janeiro deste ano.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Nós recebemos denúncia sobre esse caso, avalíamos bastante, ela não é uma situação recente e a nossa equipe técnica de fiscalização entendeu que houve crime ambiental. Nós tomamos providências, acredito que é uma mensagem importante, que a gente também fiscaliza persnalidades, políticos, prefeituras, e o mais greve, pessoas que estão envolvidas com a questão do turismo”, cita Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas.

O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, esclareceu que a multa tem um caráter educativo, passa a alertar para a gravidade do consumo de produtos de animais silvestres, especialmente de espécies como tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús, todos sob risco de extinção. O Ibama mantém desde 1979 o Programa de Quelônios da Amazônia (PQA), que tem como objetivo preservar essas espécies e, até o momento, já promoveu a soltura de mais de 100 milhões de filhotes no ambiente natural.

Apesar da multa, Nathan Macena, atual secretário de Finanças do município, segue exercendo uma carga importante na administração local. A nomeação do ex-prefeito foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas nesta semana, o que gerou questionamentos sobre a continuidade de sua influência política, mesmo após o ocorrido.

*Fonte: AM POST

Relacionados

Briga entre passageiro e motociclista por aplicativo viraliza em Manaus

Ingrid Galvão

Conexão Onda celebra um ano com convidados especiais e retrospectiva ao vivo

Ingrid Galvão

Dupla em moto rende jovem e leva celular no Jorge Teixeira

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais