Uma medida adotada pelo prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto (PSD), tem gerado forte repercussão nas redes sociais. Em vídeo publicado no domingo (2), ele anunciou a criação de um posto da assistência social na rodoviária da cidade para “controlar quem chega” à capital catarinense e oferecer passagem de volta a quem desembarcar sem emprego ou lugar para morar.
“Todos os dias centenas de pessoas chegam em Florianópolis por aqui, a nossa rodoviária. Para garantir um controle de quem chega, instalamos um posto avançado da nossa assistência social. Se chegou sem emprego e local para morar, a gente dá a passagem de volta”, afirmou o prefeito.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
No vídeo, Topázio também declarou que não pretende impedir ninguém de buscar uma vida melhor na cidade, mas destacou que é preciso “manter a ordem e as regras”.
A ação, segundo ele, é conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e já teria resultado no retorno de mais de 500 pessoas aos seus locais de origem. O prefeito ainda adiantou que a operação deve ser intensificada durante o verão, período de maior fluxo de visitantes.
A medida tem sido duramente criticada por internautas e especialistas, que apontam possível violação ao direito constitucional de ir e vir, além de acusarem a prefeitura de promover exclusão social.
Veja o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram

