Portal Castello Connection
Política

Prefeitura anuncia radares meteorológicos e ações emergenciais contra chuvas em Manaus

Medida inclui instalação de equipamentos em todas as zonas da capital; prefeito também destacou investimentos para remover famílias de áreas de risco.

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira, 20, o prefeito de Manaus, David Almeida, reuniu-se com a imprensa no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) para anunciar medidas de assistência, operações emergenciais e ações da prefeitura diante dos efeitos causados pelas fortes chuvas na capital. Entre as medidas e investimentos citados pelo prefeito estão radares meteorológicos, que devem ser instalados em duas semanas nas nove zonas de Manaus.

“Hoje estão chegando a Manaus representantes de uma empresa mexicana para instalar radares meteorológicos. A prefeitura já adquiriu nove estações meteorológicas e, daqui a duas semanas, já vão começar a funcionar na Zona Oeste”, disse.

Segundo o prefeito, os radares que funcionam atualmente na capital não são precisos, ressaltando que o novo investimento é mais caro que um viaduto.

“Os radares que nós temos não davam a quantidade precisa. Já estes vão trazer informações exatas sobre a quantidade de chuva e indicar os locais onde choverá mais naquele dia. Apenas São Paulo possui esse equipamento; ele custa mais que um viaduto, mas é necessário”, explicou.

Durante a coletiva, David Almeida também se solidarizou com a vítima do desbarrancamento na comunidade Fazendinha, Zona Norte de Manaus, e reforçou que a prefeitura tem investido bastante nas áreas de risco, embora ainda seja necessário muito mais investimento para retirar mais de 50 mil moradias dessas áreas.

“Nós alertamos, mas infelizmente tivemos a perda da nossa militante, que estava realizando o salvamento das famílias quando o barranco caiu sobre a casa onde ela estava. Minhas condolências à família dela. Somos a cidade brasileira com maior área de risco, com 1.600 áreas mapeadas e 52 mil moradias irregulares. Estamos trabalhando, mas isso não se resolve de um dia para o outro. Vamos nos antecipar com tecnologia e informação”, pontuou.

Entre as estratégias, a prefeitura de Manaus também informou que os alertas continuarão sendo enviados via SMS, além de outras ações em andamento, considerando que todo o Brasil enfrenta situação semelhante.

“Não tivemos políticas públicas durante 40 anos, e a prefeitura de Manaus tem feito esse trabalho, como aconteceu com as 21 famílias retiradas ontem da comunidade Fazendinha. É assim que vamos reduzindo o déficit habitacional. Vamos continuar enviando alertas, divulgando informações e assim evitar efeitos trágicos das chuvas”, explicou.

Show de Sidney Magal

Questionado sobre o show do cantor Sidney Magal, que celebra o aniversário de um ano do Mirante Lúcia Almeida, o prefeito afirmou que não será pautado pela oposição e defendeu que o Mirante é um investimento que merece ser comemorado.

“Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como dizia minha mãe: ninguém presta na boca de quem não vale nada; fazendo ou não fazendo, vão falar do mesmo jeito. A prefeitura de Manaus não vai ser pautada pela oposição. O maior investimento no Centro de Manaus merece ser comemorado”, concluiu.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Nove Deputadas acionam Conselho de Ética contra Plínio Valério

Redação

Lula critica taxação de Trump e diz que “razão deve voltar a falar mais alto”

Redação

Marina Silva responde a declarações de Plínio Valério: ‘psicopata’

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais