A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reuniu com a empresa responsável pela instalação dos semáforos inteligentes na capital, nesta segunda-feira (19/06), para verificar os resultados já alcançados com os equipamentos. Atualmente, 43 semáforos inteligentes já foram efetivamente implantados, baseados em um Sistema Inteligente de Monitoramento (SIM), que permite a tomada de decisões para melhorar as demandas do trânsito à mobilidade na capital.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a apresentação e destacou que os dados irão ajudar na tomada de decisões em áreas onde há necessidade de mudanças na circulação de veículos.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“Estamos fazendo uma avaliação dos resultados alcançados. Técnicos da empresa de São Paulo, Belo Horizonte, reunidos aqui com a equipe técnica do IMMU avaliam como está a evolução da implantação, resultados obtidos e quais serão os próximos passos a serem tomados”, afirmou.
Paulo Henrique ainda frisou os dados levantados pelos equipamentos que ajudarão a melhorar a mobilidade urbana. “Tudo isto é muito importante para avaliar a implantação de novos semáforos, eventual mudança de circulação, uma vez que, a partir dos semáforos instalados, eles não apenas fazem o sincronismo e a coordenação do fluxo, como também geram resultados estatísticos como volume de tráfego e tempo de viagem. A partir destes dados, estamos preparando novas implantações e alterações no tráfego de veículos”, explicou.
O controle dos equipamentos é feito via central de monitoramento no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na avenida Theomário Pinto, bairro Chapada, zona Centro-Oeste da cidade. Os semáforos inteligentes são dotados de laços virtuais (câmeras acopladas no braço do mobiliário), que fazem a leitura do volume de carros na via e o ajuste automático para otimização do tempo do equipamento. Qualquer tipo de alteração pode ser realizada do Centro de Monitoramento, sem a necessidade da presença do agente no local.