25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Política

Prefeitura é processada por falta de pagamentos no ‘Sou Manaus Passo a Paço’

Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) afirma que a Prefeitura não efetuou o pagamento de direitos autorais das músicas tocadas durante o festival.

Foto: Reprodução

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) entrou nesta última quarta-feira (25), com uma ação judicial contra a Prefeitura de Manaus, na gestão David Almeida. A ação se refere a falta de pagamento de direitos autorais das músicas tocadas durante o festival ‘Sou Manaus Passo a Paço 2024’, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

Segundo o escritório, os compositores das músicas que foram tocada no festival ainda não foram remunerados como é previsto na Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).

“Como organizador do evento, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), deveria ter efetuado o pagamento dos direitos autorais de execução pública musical, como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), mas a administração municipal se negou a remunerar os compositores”, afirma o escritório em nota.

O Ecad enfatizou que tentou entrar em contato com a prefeitura, mas diante das negativas, resolveu entrar com a ação. Nereu Silveira, gerente do órgão, afirmou ainda que nas edições de 2022 e 2023 do festival, a prefeitura também não realizou os pagamentos de direitos autorais.

“Tentamos por diversas vezes um contato com a Prefeitura de Manaus e com a ManausCult, pois sempre buscamos o caminho do diálogo para esclarecer quaisquer dúvidas e negociar o pagamento dos direitos autorais, que é um direito dos compositores. Mas não tivemos sucesso e, infelizmente, não conseguimos resolver a inadimplência do Festival Sou Manaus Passo a Paço em 2024. A única solução foi acionar a Justiça para defender os direitos dos criadores musicais”, afirmou Silveira.

O escritório afirmou também que não tem o número de compositores e artistas que devem receber os valores pois não recebeu da Prefeitura o roteiro musical com a lista das músicas tocadas no evento.

*Fonte: D24am

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais