29.3 C
Manaus
11/03/2025
Portal Castello Connection
Política

Prefeitura envia projeto para criar Fundo Municipal de Meio Ambiente

O objetivo da proposta é fortalecer as estruturas ambientais do municípios junto a Semmasclima.

Foto: Paulo Bindá/ Arquivo AC

O Prefeito de Manaus, David Almeida, enviou para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). A proposta foi colocada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) nesta terça-feira (11).

Na justificativa do projeto diz que a criação do Fimma tem o objetivo de fortalecer as estruturas ambientais para concretizar as ações socioambientais necessárias em longo prazo.

O PL define que o fundo deve ter legislação específica, por extrapolar o escopo e a finalidade do Código Ambiental do município. Além disso, que a regulamentação acerca da instituição acarretaria maior dinamismo, operacionalidade, e gestão eficaz, alinhado conjuntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima), para a conquista dos objetivos estratégicos da organização municipal.

O documento ressalta que a finalidade do FMMA é gerir recursos para que sejam aplicados no desenvolvimento de ações para o financiamento de planos, programas, projetos, atividades, obras e serviços de interesse ambiental.

Das atividades atribuídas ao FMMA, incluem: criar, manter e gerenciar praças, parques municipais, unidades de conservação e demais áreas verdes ou de proteção ambiental, bem como as áreas com acentuado valor cultural ou paisagístico. Os recursos também serão aplicados nas áreas educacionais com a finalidade de promover congressos, conferências, simpósios, seminários, campanhas e outros eventos direcionados à mobilização ambiental.

Além disso, os recursos também seriam investidos no aperfeiçoamento e desenvolvimento de instrumentos de gestão, destinados ao planejamento, fiscalização e controle ambiental.

Dentre os serviços também podem ser ressaltados o financiamento de programas e projetos de pesquisa, bem como, o desenvolvimento científico e tecnológico; intensificação a conservação, recuperação e manejo dos espaços territoriais protegidos pela legislação; e quando houver a necessidade adquirir ou contratar serviços especializados para os diagnósticos ambientais.

O PL também diz que a existência do FMMA permite que a  Semmasclima obtenha recursos próprios, dando suporte financeiro às ações socioambientais.

A proposta foi inserida no SAPL e está disponível para deliberação.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Deputado denuncia ao MPF possível corrupção na Prefeitura de Manaus

Redação

Eduardo Braga solicita ao DNIT ação imediata para recuperar porto no AM

Deputado Nikolas Ferreira é detonado por aliados após se reunir com crítico de Bolsonaro

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais