Portal Castello Connection
DestaquesMundo

Presidente da Colômbia cobra fim da exploração de petróleo na Amazônia

Gustavo Petro, que discursou nesta terça (8) em Belém, disse que ciência e movimentos sociais cobram fim da exploração de petróleo, mas 'política está presa na retórica'.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante a Cúpula da Amazônia, em Belém, em 8 de agosto de 2023.
Foto: Eraldo Peres/ AP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez um discurso duro na Cúpula da Amazônia nesta terça-feira (8) contra a exploração do petróleo.

Colômbia propôs que a Declaração de Belém, documento com compromissos conjuntos que os oito países amazônicos firmarão a partir da Cúpula de Belém, contivesse uma sinalização clara pelo fim da exploração de petróleo na Amazônia.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O tema não foi consenso e deve ficar de fora da declaração, mesmo com a pressão da sociedade civil em relação a este tema.

“Os desacordos as vezes nos permitem algumas propostas novas também”, disse. “A política não consegue se destacar dos interesses econômicos que derivam do capital fóssil. Por isso a ciência se desespera, porque ela não está vinculada nesses interesses tanto quanto a política”, disse.

 

Relacionados

Parlamento de Portugal aprova lei de imigração mais rígida; regras afetam brasileiros

Ingrid Galvão

Paralisação do governo Trump entra no segundo dia com ameaça de demissões em massa

Ingrid Galvão

Trump e Netanyahu apresentam plano de paz para Gaza com libertação de reféns e novo governo local

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais