28.3 C
Manaus
23/04/2025
Portal Castello Connection
Política

Presidente do TJAM recebe o título de Doutor Honoris Causa

A honraria conferida ao desembargador Jomar foi proposta pelo professor Francisco Neto, reitor da Ambra University.

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, foi homenageado na manhã desta quarta-feira (23) com o título de “Doctor of Science in Legal Studies, Honoris Causa” (Doutor em Ciências Jurídicas, Honoris Causa), conferido pela Ambra University durante a “Ambra Conference 2025”.

Vinculada ao Doutorado em Direito da Ambra University, a honraria conferida ao desembargador Jomar foi proposta pelo professor Francisco Neto, reitor da Ambra University, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Acadêmico.

Ao discursar na solenidade, Jomar Fernandes afirmou receber a homenagem com imensa alegria e com o coração bastante tocado. “Ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Estudos Jurídicos é algo que me emociona profundamente e que compartilho, com muito orgulho, com todo o Poder Judiciário Amazonense. Agradeço de forma especial à Ambra University, ao seu Conselho Acadêmico e ao professor Francisco Neto pela indicação e pela confiança. Esse reconhecimento é mais do que simbólico. Ele reforça o compromisso que assumimos com uma Justiça mais humana, acessível e atenta às realidades do nosso povo”, disse Fernandes.

O Presidente do TJAM mencionou em seu discurso o período de 2022/2024 em que esteve à frente da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, destacando que, além dos muitos desafios, foi um tempo marcado por experiências transformadoras, sempre com o grande objetivo de aproximar o Judiciário dos cidadãos, garantindo-lhes os direitos constitucionalmente reconhecidos, com a máxima efetividade.

“Foi com esse espírito que integramos, em nível estadual, dois importantes programas do Conselho Nacional de Justiça: o ‘Registre-se!’, que combate o sub-registro civil; e a ‘Semana do Solo Seguro’, voltada à regularização fundiária. Buscamos potencializar essas ações, ampliando seu alcance até as comunidades que, historicamente, vivem à margem das políticas públicas: povos indígenas, ribeirinhos e outros moradores de áreas remotas do interior do Amazonas”, salientou.

No caso do “Registre-se!”, frisou Jomar Fernandes, a ação alcançou a marca de mais de 36 mil atendimentos entre 2023 e 2024, número que representa vidas reconhecidas oficialmente, pessoas que passam a existir para o Estado e a ter acesso a direitos básicos, a começar pela certidão de nascimento. Em relação à “Semana do Solo Seguro”, no Amazonas, a iniciativa garantiu a entrega de 2.700 títulos de propriedade, em várias regiões do Estado, promovendo segurança jurídica, dignidade e cidadania para milhares de famílias. O desembargador destacou que, em muitos casos, foi a primeira vez que essas pessoas tiveram um documento que as reconhece como legítimas ocupantes de suas casas e terras.

“E porque Justiça também se constrói com gestos simbólicos e emocionantes, os casamentos coletivos realizados pela Corregedoria merecem destaque. Foram celebrações que uniram histórias, oficializaram amores e mostraram, de forma tocante, que o Judiciário também pode — e deve — estar presente nos momentos felizes da população. Essas ações refletem uma visão muito clara: Justiça não é apenas sentença. Justiça é presença, é escuta, é transformação social”, acrescentou Jomar Fernandes.

O presidente do TJAM disse que, com essa convicção, recebeu a honraria, mantendo o compromisso, sempre renovado, de continuar atuando por um Judiciário mais humano, inclusivo e com o respeito à dignidade de todos.

*Fonte: D24am

Relacionados

Prefeita de Manacapuru é notificada sobre supostas irregularidades em contratos para transporte escolar

Redação

Comissão aprova projeto que beneficia pessoas com deficiência

Redação

PL anuncia Maria do Carmo como pré-candidata ao Governo do Amazonas

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais