A detenta Janice Vale Pinheiro morreu na madrugada desta sexta-feira (7) na Unidade de Pronto Atendimento o (UPA) Campos Sales, em consequência da agressão que sofreu as 8h da manhã de quinta-feira (6) no Centro de Detenção Feminina (CDF), no quilômetro 8 da BR-174. A causa da morte foi agressão física e traumatismo craniano.
Janice foi violentamente agredidas por outras detentas com pauladas e facadas, tendo o rosto completamente deformado. Ainda não há informações sobre o que motivou o crime.
Em nota a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap AM) informou que todas as medidas de pronta resposta foram adotadas imediatamente após o incidente e um procedimento administrativo foi instaurado para apuração e esclarecimento dos fatos.
Janice Vale Pinheiro era condenada a 21 anos de prisão em regime fechado por conta do homicídio de Altamir Nunes Marinho Nogueira, ocorrido em 13 de abril de 2021. De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), o crime foi motivado por desavenças ligadas ao tráfico de drogas. As investigações indicaram que Janice planejou a morte de Altamir junto com Douglas Ribeiro Pimentel, que assassinou a vítima a facadas.
*Fonte: Acrítica