A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou destaque na imprensa internacional nesta segunda-feira (4).
Veículos como The Guardian, BBC, Al Jazeera, Washington Post e o canal argentino Todo Notícias (TN) noticiaram a decisão, destacando as restrições impostas a Bolsonaro e os desdobramentos jurídicos do caso.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A Al Jazeera, do Catar, destacou na capa de seu site que a medida foi motivada pelo descumprimento de decisões judiciais anteriores. Na Argentina, o TN chamou atenção para a proibição de visitas ao ex-presidente, com exceção de advogados e pessoas previamente autorizadas pelo STF.
Nos Estados Unidos, o Washington Post ressaltou que Bolsonaro ainda enfrenta julgamento por tentativa de golpe após as eleições de 2022. Já no Reino Unido, o caso foi noticiado por jornais como The Guardian e pela BBC, que incluíram o episódio nas seções internacionais.
Na decisão, Moraes apontou que Bolsonaro teria violado medidas cautelares ao continuar produzindo conteúdo político e repassá-lo a aliados e filhos parlamentares para divulgação nas redes sociais o que foi interpretado como tentativa de burlar as restrições.