Portal Castello Connection
Política

Professor Júnior Mar toma posse como titular da Semed Manaus e Arone Bentes como Subsecretário

Durante a cerimônia, realizada na sede da Semed, o prefeito de Manaus anunciou novos investimentos e melhorias na Educação.

Foto: Divulgação

O prefeito de Manaus, David Almeida, empossou, nesta terça-feira, (01/04), o novo titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professor Júnior Mar, e o novo subsecretário de Gestão Educacional, professor Arone Bentes.

Durante a cerimônia, realizada na sede da Semed, o prefeito fez anúncios importantes para a educação municipal, incluindo a ampliação da infraestrutura escolar, o aumento da tarifa de alimentação dos servidores e o pagamento do banco de dados. Além disso, destacou o crescimento da qualidade do ensino em Manaus, que hoje lidera o ranking das capitais com mais de dois milhões de habitantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Manaus vive o seu melhor momento na educação. Entre as grandes metrópoles do país, somos uma cidade com o melhor desempenho educacional. Nossa rede municipal saltou do 13º para o 5º lugar no Ideb dos anos finais e do 13º para o 6º nos anos iniciais. Mas não vamos parar por aqui, queremos consolidar esses avanços e alcançar posições melhores ainda destacadas”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Entre as medidas anunciadas, David Almeida confirmou a reforma de 30 escolas e pequenos reparos em outras 30 unidades, totalizando 60 instituições beneficiadas. Ele também garantiu que todas as progressões dos servidores da educação serão renovadas ainda este ano, impactando diretamente mais de 7 mil profissionais.

“Vamos reformar 30 escolas e recuperar com pequenos reparos outras 30, otimizando os recursos para oferecer uma estrutura mais digna aos nossos alunos e professores. Além disso, garantimos um banco de dados dos servidores e a regularização das progressões, um reconhecimento ao trabalho de quem construiu a educação de Manaus”, afirmou o prefeito.

A ampliação das vagas em creches e a erradicação do analfabetismo também foram destacadas como prioridades da gestão. Segundo o prefeito, Manaus já avançou mais de 85% nessa meta, e a meta é zerar o analfabetismo na rede municipal.

O novo secretário, Júnior Mar, agradeceu a confiança do prefeito e reforçou o compromisso com os desafios da pasta.

“Assumimos a Semed com a missão de dar continuidade a esse trabalho de excelência. Vamos fortalecer a educação inclusiva, ampliar o atendimento às crianças em idade de creche e garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa. Nossa equipe está preparada e motivada para fazer Manaus avançar ainda mais”, enfatizou.

A nomeação de Arone Bentes como subsecretário de Gestão Educacional reforça a estratégia de continuidade e fortalecimento das políticas educacionais. Com vasta experiência acadêmica e administrativa, ele assume a missão de apoiar a implementação dos programas da Semed com foco na excelência e inovação.

“O nosso desafio é manter o desempenho das excelentes equipes que nos antecederam sob o comando dos gestores Pauderney Avelino, Dulce Almeida e Ló Campos, e fazer com que Manaus avance ainda mais na Educação”, pontuou Arone Bentes.

A educação tem sido uma das prioridades da gestão atual, refletida nos investimentos e programas que já vêm transformando a realidade das escolas municipais. O compromisso do prefeito David Almeida segue firme na construção de uma Manaus mais inclusiva e preparada para o futuro, garantindo ensino de qualidade para todas as crianças e jovens da capital.

Biografia

Júnior Mar

Nomeado secretário municipal de Educação, Valquindar Ferreira Mar Júnior tem 39 anos e é filho dos professores José Valquindar Mar e Maria Tereza Mar. Júnior Mar, como é conhecido, tem 20 anos de experiência como professor na educação básica e no ensino superior. É mestre em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – 2016, com Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro-BA – 2008, e graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Escola Superior Batista do Amazonas (2008).

Professor de carreira da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Júnior Mar foi professor também na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Fucapi, na Fundação Matias Machline e no Instituto Adventista de Manaus. Além disso, atuou também como diretor do Centro de Mídias da Seduc. Na Semed, atuou desde o início da gestão do prefeito David Almeida, como diretor do Departamento Geral de Distritos e subsecretário de Gestão Educacional.

Diante do desafio de elevar os índices educacionais de Manaus, implementou o programa “Educa+Manaus”, com o tempo de professores e avaliadores, e com o apoio da então secretária municipal de Educação, Dulce Almeida. Com esse trabalho, a Semed cresceu no ranking nacional do Ideb, saindo de 13º lugar para o 5º lugar com alunos dos anos finais e 6º lugar com alunos dos anos iniciais, resultado histórico para a capital amazonense.

Arone Bentes

Nomeado subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone do Nascimento Bentes é graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – 1993; especialista em Marketing Empresarial pela Faculdade de Administração da Ufam – 2001; mestre (2003) e doutor em Educação (2014) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas — Faced/Ufam. Atua como professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Arone foi coordenador do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), segmento do Ifam, que coordena, entre outras atividades, o estágio de alunos dos cursos técnicos e tecnológicos, e atuou também como coordenador do Curso Tecnológico de Produção Publicitária; diretor do Campus Manaus Centro do Ifam – 2007/2010, quando integrou equipe técnica que tratou da transição do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) para Ifam, em 2008.

Além disso, trabalhou em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), como professor no Programa de Formação de Profissionais da Educação, desenvolvido pela instituição amazonense. O professor Arone Bentes, também é professor de carreira da Seduc e foi secretário da pasta durante a gestão interina de David Almeida no governo do Amazonas, em 2017.

*Fonte: AM POST

Relacionados

Ex-vereador desmente fala de Gilmar Nascimento sobre ser o único a destinar emendas para reforma do CSU do Parque 10 em Manaus

Redação

Após anos de impasse, Governo do AM envia projeto para criar sistema de combate à tortura

Redação

Secretário de David Almeida pode ser preso por descumprir decisão judicial

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais