Portal Castello Connection
Educação

Professores no Brasil perdem 21% do tempo de aula com disciplina, aponta pesquisa da OCDE

Apesar das dificuldades, a maioria dos professores brasileiros (87%) se diz satisfeita com o trabalho, e 58% afirmam que a docência foi sua primeira escolha de carreira

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os professores do ensino fundamental no Brasil passam grande parte das aulas tentando manter a disciplina, 21% do tempo em sala é gasto apenas para controlar os alunos, revela a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, da OCDE. Em média, nos países membros da organização, esse índice é de 15%.

A pesquisa, realizada entre junho e julho de 2024 pelo Inep em parceria com as secretarias de educação das 27 unidades federativas, entrevistou docentes e diretores de 53 países, concentrando-se nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Além do tempo perdido com disciplina, quase metade dos professores brasileiros (44%) relatam sofrer constantes interrupções dos estudantes — mais que o dobro da média da OCDE, que é de 18%. Embora o nível de estresse seja semelhante ao internacional (21% no Brasil e 19% na OCDE), os impactos na saúde física e mental são superiores aos de outros países: 16% afirmam sofrer consequências negativas na saúde mental e 12% na saúde física, acima das médias internacionais de 10% e 8%, respectivamente.

O estudo também aponta que a valorização da carreira docente segue baixa. Apenas 14% dos professores brasileiros acreditam que são reconhecidos pela sociedade e pelas políticas públicas, contra 22% e 16% da média da OCDE.

Apesar das dificuldades, a maioria dos professores brasileiros (87%) se diz satisfeita com o trabalho, e 58% afirmam que a docência foi sua primeira escolha de carreira, percentuais próximos aos registrados na média internacional.

Relacionados

Semed abre inscrições hoje para concurso com mais de 1 mil vagas em Manaus

Thayná Sousa

Cetam abre inscrições para curso de Árbitro de Futebol em Manaus, Amaturá, Barcelos e Manicoré

Thayná Sousa

CNU 2025: gabarito preliminar das provas objetivas já está disponível

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais