Origem do Dia dos Professores
O Dia dos Professores no Brasil tem suas raízes no século XIX, mais precisamente em 15 de outubro de 1827. Nesta data, o imperador Dom Pedro I assinou um decreto que criava o Ensino Elementar no país. Esse decreto, considerado um marco histórico, estabelecia regras para a educação básica no Brasil, determinando, por exemplo, a criação de escolas em todas as vilas e cidades do país.
O decreto também estipulava a regulamentação da profissão de professor e a criação de conteúdos didáticos para o ensino fundamental. Embora a educação pública tenha demorado a se expandir efetivamente, esse decreto foi um passo inicial no reconhecimento da importância da educação e dos professores no Brasil.
A importância do Dia dos Professores
É uma data muito importante no calendário escolar e também no calendário brasileiro. Celebrado anualmente no dia 15 de outubro, tem como objetivo reconhecer e homenagear o trabalho dos professores, que desempenham um papel fundamental até mesmo fora da sala de aula, no desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade. Vai além de ser apenas uma data comemorativa, simboliza o reconhecimento de uma das profissões mais nobres e desafiadoras do mercado de trabalho. Os professores são responsáveis em alfabetizar as crianças, ensinar adolescentes e jovens, até formar cidadãos adultos para diversas áreas de atuação : médicos, engenheiros, jornalistas, arquitetos, advogados, artistas entre outras.
Os profissionais da educação aparecem nas 6 primeiras colocações dos piores salários
15 de outubro também é um momento oportuno para reflexão sobre as condições de trabalho dos profissionais da educação. Os professores enfrentam desafios diários, como baixos salários, falta de infraestrutura adequada nos ambientes educacionais, grandes turmas, o que dificulta o ensino de excelência. Um estudo realizado pela FGV em parceria com o IBGE apontou que os professores têm os piores salários entre as profissões diplomadas do país. Os que ganham menos são os do ensino pré-escolar, média de R$2.285. A pesquisa levou em consideração trabalhadores com ensino superior do setor privado no segundo trimestre de 2023. Os professores aparecem nas 6 primeiras colocações dos piores salários. Além dos profissionais relacionados a educação, aparecem com pior salários: físicos e astrônomos, assistentes sociais, bibliotecários, fonoaudiólogos e logopedistas (profissionais que cuidam do defeito de pronúncia em crianças). Os dados ainda enfatizam que, em 11 anos, os salários dos professores ficaram praticamente estagnados já que o crescimento foi de apenas 3% no período.
Mesmo diante das dificuldades citadas acima, professores aproveitam a data e falam do orgulho de acompanhar o crescimento dos discentes.
No programa Conexão Onda da Tv Onda Digital, a apresentadora Carla Castello Branco fez uma homenagem a toda categoria e também agradeceu o carinho dos alunos que enviaram mensagens especiais de parabéns.
“Ministro aulas em universidades desde 2006 e além do relacionamento em sala de aula, no papel de professora também tenho a oportunidade de trabalhar e trocar conhecimentos na prática com muitos alunos e ex-alunos em emissoras de rádio e Tv”, declara a mestra em educação Carla Castello Branco.
O mestre Hernan Herrera, coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas foi um dos convidados no estúdio e também recebeu homenagens, em seguida declarou: “ Ser professor é transformar vidas, é ser mentor, conselheiro, é ser amor”.