Portal Castello Connection
Política

Projeto de Lei prevê gratuidade no transporte para pais de bebês internados em UTIs neonatais no AM

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve discutir, nas próximas semanas, um Projeto de Lei (PL) que propõe gratuidade no transporte público coletivo intermunicipal

(Foto: Reprodução/internet)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve discutir, nas próximas semanas, um Projeto de Lei (PL) que propõe gratuidade no transporte público coletivo intermunicipal e metropolitano para mães, pais e responsáveis por recém-nascidos prematuros ou gravemente enfermos internados em unidades neonatais da rede pública.

O PL é de autoria do deputado Dr. Gomes (Podemos) e tem como objetivo garantir deslocamentos até hospitais que possuam Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou unidades de cuidados intermediários. A proposta prevê isenção total no pagamento das passagens, permitindo até dois deslocamentos diários, em qualquer dia e horário, enquanto durar a internação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo o texto, a gratuidade poderá ser concedida a até dois responsáveis legais, mediante apresentação de documentos como identidade, certidão de nascimento ou Declaração de Nascido Vivo, atestado médico atualizado e comprovante de residência no Amazonas.

A regulamentação ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), da Secretaria de Estado de Mobilidade e Transportes e da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias.

O projeto também estabelece punições em casos de uso indevido ou fraude, incluindo cancelamento do benefício, devolução dos valores ao erário e aplicação de sanções legais.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais