Portal Castello Connection
Política

Projeto de lei propõe incluir padrinhos e famílias acolhedoras nos cadastros de adoção

Atualmente, tanto famílias acolhedoras quanto padrinhos não podem se habilitar à adoção, mesmo após estabelecido um vínculo afetivo.

(Foto: Reprodução/Internet)

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 2108/24, que permite a inclusão de famílias acolhedoras e padrinhos nos cadastros de adoção.

De autoria do deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), o texto teve parecer favorável da relatora, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), que defendeu a medida como forma de reconhecer vínculos afetivos já existentes com crianças e adolescentes sob acolhimento.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Não é razoável excluir da possibilidade de adoção os padrinhos e madrinhas que já possuem relações de afeto e de responsabilidade com os menores apadrinhados”, afirmou Tonietto.

Atualmente, tanto famílias acolhedoras quanto padrinhos não podem se habilitar à adoção, mesmo após estabelecido um vínculo afetivo. O projeto pretende mudar essa regra, permitindo que esses atores também possam ser considerados em processos de adoção.

A relatora ressaltou ainda que o acolhimento familiar proporciona um ambiente mais próximo de uma estrutura familiar tradicional, o que favorece o desenvolvimento emocional e social das crianças e adolescentes.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa da aprovação da Câmara e do Senado.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais