Portal Castello Connection
Política

Projeto de lei propõe inclusão de líderes religiosos de matriz africana na Previdência Social

A proposta busca equiparar esses líderes espirituais aos ministros de outras confissões religiosas, já reconhecidos como segurados individuais da Previdência Social.

(Foto: Reprodução/internet)

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende garantir direitos previdenciários a autoridades religiosas de matriz africana, como yalorixás, babalorixás, mães e pais de santo, mestras e mestres. A proposta busca equiparar esses líderes espirituais aos ministros de outras confissões religiosas, já reconhecidos como segurados individuais da Previdência Social.

Segundo Hilton, a atual exclusão configura “uma profunda injustiça social calcada no racismo institucional e religioso”, que nega direitos fundamentais a um segmento expressivo da população brasileira.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O projeto argumenta que a legislação previdenciária tem sido aplicada de forma restritiva, impedindo sacerdotes que atuam em terreiros, ilês e barracões de se aposentarem, mesmo desempenhando funções equivalentes às de pastores, padres ou outros ministros religiosos.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada destaca que a proposta não cria novos benefícios, mas corrige uma “grave e histórica omissão”, promovendo isonomia de tratamento e respeito à diversidade religiosa do país.

Dados do IBGE citados pelo projeto indicam que, entre 2010 e 2022, a população que se declarou umbandista ou candomblecista passou de 0,3% para 1%, sendo 56,4% formada por pessoas negras. Para Erika Hilton, o reconhecimento previdenciário desses líderes representa uma reparação histórica frente à discriminação e marginalização sofridas por essas comunidades.

Relacionados

Câmara deve votar medida provisória que amplia tarifa social de energia elétrica

Ingrid Galvão

Temer diz que críticas de Trump ao Judiciário reforçaram imagem de Lula, mas critica postura do presidente

Ingrid Galvão

Manaus recebe encontro da União dos Vereadores do Brasil com foco no interior do Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais