Um projeto de lei em análise na Câmara Municipal de Manaus (CMM) propõe que médicos-veterinários passem a integrar as equipes médicas da Atenção Primária à Saúde do município. A iniciativa é de autoria do vereador Aldenor Lima (União Brasil), que destaca que a medida busca fortalecer a abordagem da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental.
De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Manaus deverá garantir, sempre que possível, a presença de pelo menos um profissional médico-veterinário nas equipes multiprofissionais — conhecidas como eMulti, nas modalidades Ampliada, Complementar e Estratégica.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Aldenor Lima explica que a proposta visa contribuir para a prevenção de zoonoses e o controle de doenças que afetam tanto pessoas quanto animais. Segundo ele, o veterinário também pode desempenhar papel importante em ações de vigilância sanitária e ambiental, educação em saúde e segurança alimentar.
“A inclusão do médico-veterinário nas equipes eMulti representa, assim, avanço técnico e civilizatório: fortalece a saúde pública, reduz custos hospitalares por meio da prevenção, amplia a eficiência da atenção primária e promove a justiça socioambiental”, argumenta.
O vereador ressalta ainda que a presença desse profissional tornará as equipes da Atenção Primária mais completas e preparadas para atuar em áreas de maior vulnerabilidade, onde a convivência entre pessoas e animais é intensa e os riscos à saúde pública são mais elevados. Ele cita estudos que apontam que mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm origem animal e cerca de 75% das enfermidades emergentes são zoonoses.
“A atuação integrada desse profissional potencializa o trabalho das Unidades Básicas de Saúde contribuindo para a prevenção de doenças transmissíveis e educação sanitária comunitária, além de favorecer o manejo humanitário populacional e a guarda responsável”, disse.

 

