Portal Castello Connection
Amazonas

Projeto propõe inclusão de médico veterinário nas UBS de Manaus

A iniciativa é de autoria do vereador Aldenor Lima (União Brasil).

(Foto: Altemar Alcântara/Semsa)

Um projeto de lei em análise na Câmara Municipal de Manaus (CMM) propõe que médicos-veterinários passem a integrar as equipes médicas da Atenção Primária à Saúde do município. A iniciativa é de autoria do vereador Aldenor Lima (União Brasil), que destaca que a medida busca fortalecer a abordagem da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental.

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Manaus deverá garantir, sempre que possível, a presença de pelo menos um profissional médico-veterinário nas equipes multiprofissionais — conhecidas como eMulti, nas modalidades Ampliada, Complementar e Estratégica.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Aldenor Lima explica que a proposta visa contribuir para a prevenção de zoonoses e o controle de doenças que afetam tanto pessoas quanto animais. Segundo ele, o veterinário também pode desempenhar papel importante em ações de vigilância sanitária e ambiental, educação em saúde e segurança alimentar.

“A inclusão do médico-veterinário nas equipes eMulti representa, assim, avanço técnico e civilizatório: fortalece a saúde pública, reduz custos hospitalares por meio da prevenção, amplia a eficiência da atenção primária e promove a justiça socioambiental”, argumenta.

O vereador ressalta ainda que a presença desse profissional tornará as equipes da Atenção Primária mais completas e preparadas para atuar em áreas de maior vulnerabilidade, onde a convivência entre pessoas e animais é intensa e os riscos à saúde pública são mais elevados. Ele cita estudos que apontam que mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm origem animal e cerca de 75% das enfermidades emergentes são zoonoses.

“A atuação integrada desse profissional potencializa o trabalho das Unidades Básicas de Saúde contribuindo para a prevenção de doenças transmissíveis e educação sanitária comunitária, além de favorecer o manejo humanitário populacional e a guarda responsável”, disse.

Relacionados

Promotora de vendas morre em acidente envolvendo ônibus e carro em Manaus

Thayná Sousa

Manifestação em Manaus cobra valorização das autoescolas e segurança no trânsito

Thayná Sousa

Inscrições abertas para 80 vagas de kart no Pelci em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais