Desde janeiro deste ano, o projeto Ven, Tú Puedes!, realizado pela Visão Mundial, organização presente em mais de 100 países, tem intensificado suas ações de aproximação com os órgãos da rede de assistência social em Manaus. O objetivo de manter parcerias estratégicas é aumentar a abrangência das ações para pessoas refugiadas e migrantes e facilitar o acesso às políticas públicas nas diversas regiões da capital.
Para isso, a equipe do projeto tem realizado visitas estratégicas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com foco em áreas próximas às atividades oferecidas para incentivar a participação de venezuelanos nas atividades do projeto. Durante o mês de março, o projeto abriu vagas no curso de Português na Zona Leste, o que motivou a aproximação com os CRAS dessa localidade. Além disso, foram realizadas ações com os CRAS da Alvorada e Compensa, com o intuito de mobilizar o público-alvo nestes bairros.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo a gerente de projetos da Visão Mundial, Angela Karinne Mota, a aproximação com a rede de assistência social é de extrema importância para oportunizar o atendimento às pessoas refugiadas e migrantes. “Trabalhando em colaboração com os órgãos de assistência social municipais e estaduais, conseguimos unir forças para promover a integração socioeconômica daqueles que buscam superar suas vulnerabilidades, contando com iniciativas adaptadas à sua realidade individual.” ressalta. No mês de março, foram visitados oito CRAS e um Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) na capital amazonense.
Atendimento nas ações Manaus Mais Cidadã
Além disso, o projeto tem participado ativamente das ações do Manaus Mais Cidadã, uma iniciativa da prefeitura de Manaus, que visa aproximar os serviços de atendimentos básicos da população. O projeto “Ven, Tú Puedes!” tem levado serviços de empregabilidade, como emissão de Carteira de Trabalho Digital, criação e atualização de currículos, além de realizar o cadastro de pessoas refugiadas e migrantes no projeto. Palestras de sensibilização e combate à xenofobia também têm sido oferecidas durante esses eventos.
A coordenadora local da Visão Mundial, Arylanne Batista, destaca a importância da participação nos eventos de cidadania. “Já conseguimos atender 158 pessoas com nossos serviços, sendo que mais de 140 pessoas participaram das palestras sobre xenofobia, e na maioria são brasileiros, resultados que nos aproximam da nossa missão de promover a inclusão de refugiados e migrantes em nossa cidade”, afirmou.
*Fonte: Acrítica

