Portal Castello Connection
Geral

Promotorias promovem campanha de arrecadação para o Fundo de Infância e Adolescência e do Idoso

Valor doado pode ser deduzido até 6% na Declaração do Imposto de Renda 2024, conforme lei federal.

Foto: Victor Lemos

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ) e da 42ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (PRODHID), iniciou uma campanha institucional de incentivo à arrecadação de recursos para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

O objetivo é captar recursos financeiros que serão destinados ao bem-estar de crianças, adolescentes e idosos. A iniciativa permite aos contribuintes destinarem parte de seu imposto de renda aos referidos fundos, conforme determina a Lei nº 13.791/2019 que autoriza a pessoa física a deduzir do imposto de renda apurado na Declaração de Ajuste Anual as doações feitas no respectivo ano-calendário. A dedução fiscal no Imposto de Renda serve como incentivo para que tanto pessoas físicas quanto jurídicas contribuam, podendo deduzir de 1% até 6%, respectivamente, de suas obrigações fiscais.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Os fundos arrecadados serão utilizados na proteção de crianças, adolescentes e idosos em situação de risco, incluindo aqueles com deficiência, além da criação de espaços seguros e acolhedores.

A campanha institucional tem apoio da Delegacia da Receita Federal em Manaus e dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da faculdade Martha Falcão, sob orientação do professor João Dantas, que prestam orientações sobre as doações a membros, servidores e o público em atendimento no MPAM.

Apoiando a ação, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ) e a 42ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (PRODHID) disponibilizaram cartilhas de orientação de doação durante a declaração de imposto de renda.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, referente ao ano-base 2023, é de 15 de março a 31 de maio de 2024, proporcionando uma oportunidade para que os contribuintes participem ativamente desta causa.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Feira Mística de Manaus reúne esoterismo, cultura e economia criativa com entrada gratuita

Ingrid Galvão

Dia de Finados: confira a programação nos cemitérios de Manaus

Thayná Sousa

Polícia investiga furto em prédio de luxo no Recife; mulheres são flagradas em vídeo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais