Estudantes que figuram na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2025 têm até esta sexta-feira (5) para comprovar as informações fornecidas na inscrição, diretamente na instituição privada de ensino escolhida. A lista pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni.
A lista de espera contempla candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que tiveram a matrícula reprovada por falta de turma na faculdade. O programa federal oferece bolsas integrais e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação de instituições privadas.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A entrega dos documentos pode ser feita presencialmente ou de forma eletrônica, de acordo com as regras da instituição. No momento do recebimento, a faculdade deve emitir um formulário comprovando a entrega. Até 12 de setembro, as instituições participantes devem informar se o candidato foi aprovado ou reprovado, emitindo o termo de concessão da bolsa em caso de aprovação.
O edital determina que faculdades que realizem seleção própria devem comunicar formalmente os pré-selecionados. É proibida qualquer cobrança de taxa para participação no Prouni.
Para este semestre, o programa oferece mais de 211 mil bolsas: 118 mil integrais e 93 mil parciais. Administração lidera em número de vagas (13.774), seguida por direito (13.152), pedagogia (11.339) e educação física (8.939). Em medicina, são 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.
Criado em 2004 pelo Ministério da Educação, o Prouni já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes em 20 anos, sendo 2,5 milhões com bolsas integrais. Atualmente, 632.503 alunos cursam instituições privadas com bolsas, e 533.790 possuem bolsa integral.

