Quatro em cada dez consumidores brasileiros já desistiram de compras internacionais pela internet devido ao Imposto de Importação (II), conhecido como a “taxa das blusinhas”, segundo pesquisa realizada pelo Nexus para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os consumidores que costumam fazer compras fora do país, a proporção de desistências subiu de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro, enquanto a parcela que nunca desistiu caiu de 74% para 50% no mesmo período.
Dos que deixaram de realizar a compra por causa da taxa, 42% desistiram definitivamente, 32% procuraram um produto similar com entrega nacional, 14% recorreram a lojas físicas e 11% buscaram itens semelhantes em outros sites internacionais. Segundo a CNI, embora o imposto tenha efeito positivo para a indústria brasileira, ele ainda está abaixo do necessário para equilibrar a competitividade, já que a carga tributária de outros países é menor.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Além do Imposto de Importação, outros fatores também levaram os consumidores a desistirem de compras online. O ICMS motivou 36% das desistências, o alto custo do frete levou 45% a abandonar a compra e 32% deixaram de concluir a transação devido à demora na entrega. A pesquisa ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 15 de outubro, em todas as 27 unidades da Federação, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

 

