Portal Castello Connection
CidadeGeral

Quedas de energia constantes causam prejuízos no comércio da Zona Rural de Humaitá

Mercadorias como carnes e picolés, além de eletrodomésticos, estão sendo perdidos devido à instabilidade no serviço.

Foto: Reprodução

A constante interrupção no abastecimento de energia elétrica no Distrito Realidade, localizada na Zona Rural de Humaitá, no Amazonas, está gerando prejuízos para os comerciantes locais. Mercadorias como carnes e picolés, além de eletrodomésticos, estão sendo perdidos devido à instabilidade no serviço.

O produtor rural Joeliton da Silva, que investiu mais de um milhão de reais na piscicultura, relata que a falta de energia elétrica tem impactado diretamente na produção.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Os prejuízos são inúmeros. O principal motivo da não execução da minha piscicultura é a falta de energia para bombeamento de água para os peixes, então eu pago a demanda por consumo e não tem energia”, afirmou.

Outro exemplo é o de Francisco Fernandes, dono de um estabelecimento que perdeu mais de 30 quilos de carne e diversos picolés por conta da falta de refrigeração.

“Aí nós temos que gastar com combustível, gastar tempo e com várias outras coisas porque os meus produtos estão estragando”, afirmou Francisco. “Muito sofrimento”, lamentou.

A situação no distrito é tão crítica que os moradores já se acostumaram a calcular os prejuízos causados ​​pela falta de energia. A gerente de um comércio local Patrícia Rafaela mostrou um freezer queimado pela instabilidade elétrica, estimando prejuízos acima de R$ 10 mil.

“A queda de energia acabou estragando o motor desse freezer e de outros também”, contou.

Protesto

Revoltados com a situação, os moradores do Distrito de Realidade chegaram a fechar a BR-319 em um protesto. No local, um representante da empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica na região se comprometeu em tomar as medidas necessárias para a estabilidade do serviço.

“Primeira coisa que vamos fazer é uma limpeza do mato que está em cima da fiação de energia. Também vamos controlar o nível de tensão, porque não adianta ter energia aqui e não chegar nos 220v”, declarou.

Enquanto a situação não é resolvida, moradores como Valdelice Santos, que trabalha com produtos eletrônicos, esperam por uma melhoria no serviço.

“Eu espero que essa energia melhore e eles resolvam para que a gente tenha condições para tudo”, finalizou.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

Feira Mística de Manaus reúne esoterismo, cultura e economia criativa com entrada gratuita

Ingrid Galvão

Dia de Finados: confira a programação nos cemitérios de Manaus

Thayná Sousa

Polícia investiga furto em prédio de luxo no Recife; mulheres são flagradas em vídeo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais