Jefté Alves, policial militar de 30 anos natural de Manacapuru, no Amazonas, viralizou nas redes sociais ao falar em inglês para ajudar turistas no Centro de Manaus, na última quarta-feira (18). Alves tem uma história de vida marcada pela dedicação ao serviço público e ao voluntariado.
Casado e pai de uma menina de quatro anos que já está aprendendo inglês, Jefté é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Filho de uma professora da rede estadual e de um agricultor, o PM cresceu em um ambiente de aprendizado e trabalho duro, além de ter uma família numerosa com três irmãos de sangue e dois adotados.
O soldado da PM é fluente em inglês, francês e alemão e integrou recentemente o novo grupo de soldados da PM por meio do efetivo da Operação Natal Mais Seguro 2024.
Um plantão diferente entre as ocorrências policiais
O soldado Jefté encontrou um trio de turistas canadenses visivelmente cansados, possivelmente devido ao calor e à umidade característicos do Amazonas. De imediato, o policial se apresentou e ofereceu ajuda aos visitantes, que inicialmente disseram estar bem. Contudo, retornaram pouco depois pedindo um favor: compartilhar a internet para que pudessem chamar um motorista de aplicativo.
“Atendemos o pedido e compartilhamos a internet com eles, os turistas conseguiram pedir o motorista de aplicativo. Era um trio, a senhora falou que estava tendo cãibras, acredito que devido ao cansaço, eles falaram que na cidade deles nessa época do ano faz 50 graus celsius negativos”, relata o militar.
O episódio é um exemplo de proatividade e hospitalidade por parte da população de Manaus.
Veja vídeo:
Experiência em Missões Voluntárias
Jefté não é apenas um policial atencioso, mas também um voluntário ativo. Ele já trabalhou como intérprete missionário para organizações que trazem cristãos de outros países ao Amazonas, como a Justiça e Misericórdia Amazon, Amazon Outreach e AMOR. Durante essas missões, ele passava semanas em barcos, visitando comunidades ribeirinhas onde realizavam atividades como escola bíblica para crianças, atendimentos médicos e odontológicos, visitas domiciliares, doações e construções de poços artesianos.
“Durante o período que estávamos no barco o idioma principal era o inglês. Conheci muitas pessoas nessas missões, tanto brasileiros quanto americanos, pessoas cheias de vontade de ajudar nossos irmãos.” afirma Jefté.
Para Jefté, a fluência em línguas estrangeiras, é um diferencial valioso no mundo globalizado, e particularmente na prática policial. Ele acredita que isso permite atender um número maior de pessoas, alinhando-se à missão da Polícia Militar de servir e proteger a população. E ressaltou que não esperava que uma simples interação, gravada com permissão dos turistas, ganhasse tamanha repercussão.
“Em relação ao vídeo, ele foi gravado e editado pelo meu colega SD Israel Maia, e postado em um grupo de WhatsApp da PM, e rapidamente se espalhou. Imaginei que seria compartilhado com outros colegas, mas não que chegaria a esse nível”, comenta Jefté surpreso com a visibilidade alcançada.
A história de Jefté Alves é um exemplo de como a empatia e a vontade de ajudar as pessoas podem fazer a diferença em qualquer lugar do mundo. Seja por meio do trabalho policial ou em missões voluntárias.