Na terça-feira (11/06) no quadro “Questão de Ordem” do programa A Tarde na Onda 92,3 FM, apresentado pela jornalista Carla Castello Branco e o advogado Anderson Fonseca a convidada foi a advogada Cristiane Botelho.
Hoje, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e durante o debate os profissionais falaram sobre a preocupação com milhares de crianças no mundo inteiro que estão nas áreas urbanas e rurais. O trabalho infantil compromete os direitos fundamentais relacionados a educação, saúde e desenvolvimento social. A advogada Cristiane afirmou que não há o que comemorar, a realidade inclusive no Amazonas é triste. E ainda salientou a diferença do trabalho em casa, quando incentivado pelos pais ou responsáveis é saudável, permitido sob certas condições, mas o trabalho infantil em sua forma prejudicial envolve tarefas perigosas, longas jornadas de trabalho, exposição a condições insalubres e a privação de oportunidades educacionais.
Carla Castello Branco falou sobre a preocupação com a evasão escolar, muitos acabam abandonando a escola para trabalhar. E o advogado Anderson Fonseca ponderou sobre a importância de esforços coordenados de organizações, comunidades e governos com a execução de polÃticas públicas eficazes.
Campanhas de conscientização e programas de apoio à s famÃlias também são importantes para oferecer alternativas viáveis. No Brasil, o trabalho é proibido para crianças, faixa que vai do zero aos 12 anos incompletos. Já para os adolescentes, a legislação proÃbe qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.