Pelo menos quatro radares de trânsito foram alvos de vandalismo neste fim de semana na avenida Autaz Mirim, Zona Leste de Manaus. Três câmeras foram danificadas e uma chegou a ser arrancada, segundo relatos de moradores da área.
Os criminosos teriam cortado os fios e ateado fogo nos equipamentos. Os radares fazem parte do novo sistema de fiscalização instalado nas principais vias da cidade para combater o excesso de velocidade.
Com a destruição dos dispositivos, a área está momentaneamente sem fiscalização eletrônica. Até agora, não há previsão para a reposição dos equipamentos danificados.
Desde o dia 1º de julho, foram instalados 13 radares fixos, cinco equipamentos para fiscalização de avanço de sinal vermelho e duas lombadas eletrônicas em pontos como as avenidas das Torres, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Nilton Lins, Ephigênio Salles e Autaz Mirim. Os locais foram escolhidos com base em estudos técnicos que apontaram maior risco de acidentes.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que, até o fim do ano, devem ser implantados mais 20 a 30 equipamentos, incluindo novos pontos de fiscalização de velocidade e sinalização, acompanhados de ações educativas junto à população.