Portal Castello Connection
DestaquesGeral

Rio Solimões volta a subir em nível acelerado

(Foto: Márcio Silva)

Após Rio Solimões voltar a descer na semana passada,  o movimento de cheia retomou nos últimos três dias, quando subiu 49 centímetros até esta sexta-feira (10).

O retorno do Solimões a níveis que permitam uma melhor navegabilidade é considerado essencial para o Amazonas. A hidrovia é utilizada para o transporte de passageiros e cargas, inclusive do Polo Industrial de Manaus a partir da capital, quando o afluente se torna o rio Amazonas.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, comemorou a notícia na manhã deste sábado. “Mantido este ritmo, vai subir mais de um metro por semana. A estiagem está ficando para trás. Logo volta a navegação plena dos nossos rios”, escreveu em uma rede social.

Após os rios do estado alcançarem níveis críticos na estiagem histórica deste ano, o governo federal anunciou R$ 138 milhões para a dragagem (escavação) do leito do rio, com o objetivo de melhorar as condições para navegação.

No caso do Solimões, atualmente o serviço está sendo realizado em um trecho de 8 quilômetros entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. O trabalho, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) , tem custo de R$ 38 milhões. A dragagem também está sendo feita no Tabocal, trecho entre Manaus e Itacoatiara.

 

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Feira Mística de Manaus reúne esoterismo, cultura e economia criativa com entrada gratuita

Ingrid Galvão

Dia de Finados: confira a programação nos cemitérios de Manaus

Thayná Sousa

Polícia investiga furto em prédio de luxo no Recife; mulheres são flagradas em vídeo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais