A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, atendendo recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no município. A medida foi adotada após o aumento expressivo dos casos de Covid-19, que, entre março e abril, passaram de 197 para 897 casos suspeitos.
Conforme o defensor público Marcelo Barbosa, o alto número de casos negativos para Covid-19 também sugere a circulação de outras viroses respiratórias na cidade, o que coloca ainda mais em risco a saúde da população. O decreto, assinado pelo prefeito em exercício Anderson Luiz Brazão Góes, entra em vigor imediatamente e determina o uso de máscaras em locais fechados, como comércios, escolas, igrejas, transportes coletivos, entre outros.
A medida também inclui a proibição de acesso às áreas indígenas para pessoas que não apresentem caderneta de vacinação atualizada ou teste negativo para a doença realizado nas últimas 48 horas. A fiscalização ficará a cargo das autoridades de saúde locais.
O uso de máscaras é recomendado pelo Ministério da Saúde como uma barreira física para prevenir a transmissão do coronavírus, principalmente em locais onde a distância social não pode ser mantida. O decreto permanecerá em vigor enquanto houver orientações das autoridades sanitárias.
*Com informações da assessoria