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Saúde AM Digital: Telessaúde passa a ofertar 17 especialidades

A Telessaúde está disponível para todos os 62 municípios do Amazonas.

O Governo do Amazonas ampliou de 14 para 17 as especialidades oferecidas por meio de Telessaúde, sistema que faz parte do Programa Saúde AM Digital. As novas especialidades são geriatria, alergologia e gastroenterologia.

O programa já oferecia dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria geral e pediátrica, cardiologia, ortopedia, neurologia geral e pediátrica, ginecologia, psicologia geral e pediátrica, nutrição e pediatria.

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De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a Telessaúde vem se consolidado como alternativa estratégica para a descentralização da assistência especializada. O serviço, afirma a secretária, utiliza tecnologia para encurtar distâncias, aumentar a disponibilidade e reduzir o tempo de espera por consultas, especialmente em regiões mais distantes da capital.

A Telessaúde está disponível para todos os 62 municípios do Amazonas. O usuário, ao inserir seu pedido de consulta com especialista no Sistema de Regulação (Sisreg), pode optar pelo atendimento on-line e, no dia marcado, acessar o médico do seu próprio celular, baixando o aplicativo Saúde AM Digital. E para quem está aguardando o chamado no Sisreg, ao receber uma mensagem no WhatsApp 3190 1504, precisa manifestar interesse pela teleconsulta e escolher se quer fazer de uma telessala ou direto pelo aplicativo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está implantando telessalas em Unidades Básicas de Saúde do interior e em outros serviços da capital, como policlínicas, Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) e Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caimi), para facilitar ainda mais o acesso. São 87 telessalas já instaladas em 33 municípios, incluindo Manaus.

Desde sua implementação, em abril deste ano, o Saúde AM Digital reduziu de 100 para 19 dias, o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento nas especialidades oferecidas. Especialidades como a psicologia pediátrica aumentou a oferta em 429% e reduziu o tempo de espera em 48%. Em nutrição geral, a oferta aumentou em 85% e a fila reduziu 88%.

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