O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) foi o anfitrião, na manhã desta quarta-feira (23), da 1ª Reunião Ordinária de 2025 e da 1ª Rodada de Reuniões dos Comitês Temáticos do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPEs). Promovido pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o evento continuará até quinta-feira (24), na sede do Sebrae Amazonas, localizada na Avenida Leonardo Malcher, 924, no Centro de Manaus.
A Diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, destacou a importância do evento e celebrou a escolha de Manaus como sede da primeira edição do encontro nacional do Fórum. “O Fórum existe justamente para melhorar o ambiente de negócios, para promover o diálogo entre a iniciativa pública e a iniciativa privada. Para nós, é uma honra receber no Sebrae a primeira edição do Encontro Nacional do Fórum aqui em Manaus, em um ano tão emblemático para a Amazônia, especialmente com a COP30 se aproximando”.
A programação desta quarta-feira (23/04) reuniu representantes dos Governos Federal e Estaduais, focados em discutir estratégias para impulsionar e fortalecer os pequenos negócios, reconhecidos como fundamentais para o progresso econômico e social do Brasil.
Ao longo dos dois dias de evento, os participantes debaterão temas-chave nos oito Comitês Temáticos do Fórum, como desburocratização, acesso a mercados, crédito, inovação, capacitação e políticas públicas voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs). O encerramento ficará sob responsabilidade do Secretário Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, consolidando o encontro como uma oportunidade de diálogo e transformação.
O Secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, falou sobre o papel das micro e pequenas empresas na geração de empregos e na dinamização da economia local. “Esse fórum de empreendedorismo mostra tudo aquilo que o Governo Federal pode fazer para tornar menos difícil a vida do microempreendedor. Estamos aqui com o apoio total do Governo do Amazonas, da Sedecti e do Sebrae, que é a casa da micro e pequena empresa”.
Mais informações
O Fórum Permanente é um dos instrumentos previstos pela Lei do Simples Nacional e tem como objetivo orientar e acompanhar a formulação de políticas para o fortalecimento do setor. Representando o Ministério do Empreendedorismo, o secretário executivo adjunto Renato de Andrade destacou que o Fórum Permanente, além de ser previsto por lei nacional, agora deve ser implementado por todos os Estados.
“É uma forma de movimentar o estado inteiro, a sociedade civil, o governo federal, as prefeituras, a estarem discutindo todos os projetos de empreendedorismo que vão ser implantados no próximo ano”, destacou.
*Fonte: D24am.