Israel Conte, afirmou aos vereadores da CMM nesta quarta-feira (20) que o vídeo mostrando um motorista recebendo dinheiro nas dependências da secretaria foi manipulado e apresentou um laudo realizado por uma empresa privada que apontou incertezas na parte visual do vídeo publicado.
Durante o depoimento à Câmara Municipal de Manaus, o Secretário Municipal de Comunicação Israel Conte afirmou que sabia se tratar de um vídeo fake e para provar a manipulação recorreu à Smart Perícias, empresa de perícias judiciais e extrajudiciais no Brasil.
A investigação realizada pelo especialista Erlan Moraes de Souza apontou vários cortes presentes no vídeo, detalhando os minutos e segundos ao longo do documento.
O laudo apresenta um detalhamento com 15 páginas envolvendo áudio e imagens, incluindo uso de gráficos que mostram onde ocorreram as manipulações.
Após apresentar o documento, o secretário afirmou que procuraria o Ministério Público do Amazonas e a Polícia Civil para colaborar com as devidas investigações e convidou os parlamentares para que o acompanhassem nesse momento.