27.9 C
Manaus
20/05/2025
Portal Castello Connection
BrasilSaúde

Segundo caso de gripe aviária é confirmado no Brasil

A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) por meio do Sistema de Investigação de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.

Foto: Reprodução / Canva

O Brasil confirmou nesta segunda-feira (19) o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a gripe aviária, em aves silvestres. O foco foi identificado em cisnes selvagens no município de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, a cerca de 60 quilômetros de Montenegro, onde havia sido registrado o primeiro caso da doença no país.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) por meio do Sistema de Investigação de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Além dos dois casos já confirmados, seis outras ocorrências seguem sob investigação. Entre elas, duas envolvem granjas comerciais, localizadas nos municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Ipumirim, em Santa Catarina. As outras quatro situações investigadas envolvem produções domésticas, sem impacto direto no comércio de aves, e ocorrem nos municípios de Triunfo (RS), Nova Brasilândia (MT), Gracho Cardoso (SE) e Salitre (CE).

A gripe aviária já circula em diversas regiões do mundo, como América do Norte, Europa, Ásia e África. O Brasil, até então livre de registros da doença, vinha adotando medidas de prevenção desde 2023, inclusive com reforço de acordos internacionais, diante da expectativa de que o vírus chegaria ao país.

Com os primeiros casos confirmados, países importadores começaram a impor restrições à compra de carne de frango brasileira. Algumas nações suspenderam totalmente as importações, como África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Malásia, México, União Europeia e Uruguai. Outras adotaram embargos regionalizados, como Bahrein e Iraque, que limitaram a suspensão ao estado do Rio Grande do Sul. O Japão restringiu apenas as importações do município de Montenegro, e Singapura impôs bloqueios em áreas num raio de 10 quilômetros do foco.

A situação acende um alerta para o setor avícola nacional, que já sente os impactos econômicos das medidas adotadas no mercado internacional.

Relacionados

Anvisa proíbe venda de azeites após denúncia de irregularidade

Ingrid Galvão

The Town 2025 inicia pré-venda de ingressos nesta terça-feira; veja atrações confirmadas

Ingrid Galvão

Dono de mercadinho reage a assalto, mata suspeito e tem loja apedrejada em SP

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais